Atividade avaliativa de Português - 1º
Bimestre – 4º ano
Nome:__________________________________Data:__/__/____
Leia o texto e responda as questões 1 a 4:
O cão e seu reflexo
Esopo: Fábulas completas
O cão e seu reflexo
Um cão estava se sentindo muito orgulhoso de si
mesmo. Achara um enorme pedaço de carne e a levava na boca, pretendendo
devorá-lo em paz em algum lugar.
Ele chegou a um curso rio e começou a cruzar a
estreita ponte que o levava para o outro lado. De repente, parou e olhou para
baixo. Na superfície da água, viu seu próprio reflexo brilhando.
O cão não se deu conta que estava olhando para si
mesmo. Julgou estar vendo outro cão com um pedaço de carne na boca.
Opa! Aquele pedaço de carne é maior que o meu,
pensou ele. Vou pegá-lo e correr. Dito e feito. Largou seu pedaço de carne para
pegar o que estava na boca do outro cão. Naturalmente, seu pedaço caiu n`água e
foi parar bem no fundo, deixando-o sem nada.
MORAL: Quem tudo quer tudo perde.Esopo: Fábulas completas
1- O cão
largou seu pedaço de carne porque:
(A) julgou que o outro cão tinha um pedaço maior.
(A) julgou que o outro cão tinha um pedaço maior.
(B) atravessou
um rio procurando alguma coisa.
(C) deixou que o pedaço menor fosse levado pelo rio
(C) deixou que o pedaço menor fosse levado pelo rio
(D) ficou
privado dos dois pedaços de carne.
2- O texto foi escrito com o objetivo principal de:
(A) anunciar um produto. (B) dar instruções. (C) transmitir ensinamento.
3- O texto trata principalmente da:
(A) coragem do cão. (B) fome do cão. (C) ambição do cão.
4- O fato que deu início a narrativa foi:
(A) a grande fome do cão.
2- O texto foi escrito com o objetivo principal de:
(A) anunciar um produto. (B) dar instruções. (C) transmitir ensinamento.
3- O texto trata principalmente da:
(A) coragem do cão. (B) fome do cão. (C) ambição do cão.
4- O fato que deu início a narrativa foi:
(A) a grande fome do cão.
(B) o
sentimento de orgulho do cão.
(C) a sombra que o cão viu no rio.
(C) a sombra que o cão viu no rio.
(D) a ponte que o
cão atravessou.
Leia o
texto e responda as questões 5 a 8:
A raposa e as Uvas
Uma raposa passou por baixo de uma parreira carregada de uvas. Ficou logo com muita vontade de apanhar as uvas para comer.
Deu muitos saltos, tentou subir na parreira, mas não conseguiu.
Depois de muito tentar foi-se embora, dizendo:
- Eu nem estou ligando para as uvas. Elas estão verdes mesmo...
Ruth Rocha. Fábulas de Esopo, São Paulo, FTD,1992.
5- No texto acima, a expressão grifada SE substituiu:
a) a raposa b) as uvas c) a parreira d) Ruth Rocha
6- Quem é a autora do texto?
a) A raposa b) São Paulo c) FTD d) Ruth Rocha
a) a raposa b) as uvas c) a parreira d) Ruth Rocha
6- Quem é a autora do texto?
a) A raposa b) São Paulo c) FTD d) Ruth Rocha
7- Na frase “Uma
raposa passou por baixo de uma parreira carregada de uvas.” , o verbo é:
(a)
raposa (b)
passou (c) baixo (d) uvas
8- “Elas estão verdes
mesmo...” A frase em destaque é:
(A)
artigo (B)
substantivo (C)
adjetivo (D) verbo
Leia o texto e responda as questões 9 a 16:
O LOBO E O BURRO
O LOBO E O BURRO
Um
burro estava comendo quando viu um lobo escondido espiando tudo o que ele
fazia. Percebendo que estava em perigo, o burro imaginou um plano para
salvar a pele. Fingiu que era aleijado e saiu mancando com a maior
dificuldade. Quando o lobo apareceu, o burro, todo choroso, contou que
tinha pisado num espinho pontudo.
-
Ai, ai, ai! Por favor, tire o espinho de minha pata! – implorou – Se você
não tirar, ele vai espetar sua garganta quando você me engolir.
O
lobo não queria se engasgar na hora de comer seu almoço, por isso quando o
burro levantou a pata ele começou a procurar o espinho com todo o cuidado.
Nesse momento o burro deu o maior coice de sua vida e acabou com a alegria
do lobo. Enquanto o lobo se levantava todo dolorido, o burro galopava
satisfeito para longe dali.
‘Fábulas de Esopo’
9- Escolha
abaixo a frase que melhor resume a história:
(a) O burro aleijado.
(b) A amizade dos animais.
(c) A esperteza do burro. (d)
O lobo faminto.
10- O lobo estava
escondido espiando o burro porque queria:
(a) assustá-lo. (b)
comê-lo. (c) conhecê-lo. (d) machucá-lo.
11 “O burro imaginou um plano”. Imaginou um plano
quer dizer que o burro:
(a) teve uma ideia. (b) queria fugir.
(c) viu o lobo. (d) se escondeu.
12- Pinte no texto qual
foi a ideia que o burro teve para salvar sua pele?
13- Leia
novamente o seguinte trecho da fábula: ‘Ai,
ai, ai! Por favor, tire o espinho de minha pata! – implorou - Se você não
tirar, ele vai espetar sua garganta quando você me engolir’. O que a palavra “implorou” quer dizer?
(a) pediu.
(b) falou. (c) sorriu. (d) pensou.
14- “Se você
não tirar, ele vai espetar sua garganta quando você
me engolir”. Nesse trecho a
palavra ele se refere:
(a) ao lobo. (b) ao burro. (c) ao coice. (d) ao espinho.
15- Releia o
trecho: ‘O lobo não queria se engasgar na hora de comer seu almoço’. O
“almoço” do lobo, nesse caso, seria:
(a) o burro. (b) uma
pata de mula. (c) uma carne. (d) um espinho.
16- O lobo se levantou todo dolorido
porque:
(a) tinha pisado num espinho. (b) levou um coice do burro.
(c)
caiu em cima de um espinho. (d) acabou sua alegria.
Leia o
texto e responda as questões 17 a 20:
17- Este
texto é um:
(A) Cartão (B) aviso (C) bilhete (D) conto
18- O
assunto principal do texto é:
(A)
mostrar um brinquedo.
(B) contar um acontecimento.
(C)
ensinar como se faz algo.
(D) convidar para passear.
19- Quem escreveu o bilhete foi:
(A)
Juliana (B) Belinha (C) o leitor
20- Ela
escreveu para:
(A)
Juliana (B) Belinha (C) o escritor