Em relação à assimilação e fixação dos conteúdos:
- O aluno é excelente, independente e realiza todas as atividades.
- O aluno é muito bom, porém tem necessidade de consultar o professor.
- O aluno possui dificuldade, é dependente do professor, mas realiza apesar de apresentar bastante lentidão.
- O aluno possui dificuldade, é extremamente dependente do professor,não consegue realizar nada sozinho e não demonstra vontade em aprender.
Concentração e atenção às explicações em sala de aula:
- O aluno é participativo.
- O aluno é participativo, mas se empolga demais o que às vezes atrapalha.
- O aluno participa somente quando é solicitado.
- O aluno não participa da aula. Demonstra apatia.
- O aluno é distraído, conversa e ainda atrapalha os demais.
Quanto à correção:
- O aluno não consegue corrigir os erros (clipes) sozinho, necessita que o professor lhe oriente durante a correção, seja ela no caderno ou na apostila, pois se distrai com muita facilidade.
- O aluno é excelente. Consegue identificar e corrigir seus erros (clipes) sem auxílio do professor, sejam eles no caderno ou na apostila.
- O aluno não corrige certo da lousa, pois apresenta deficiência visual.
- O aluno não corrige certo da lousa, devido à falta de atenção.
Quanto ao relacionamento do aluno com os colegas:
- Relaciona-se bem com todos os colegas.
- Não relaciona-se bem com os colegas, gosta de se isolar.
- Não relaciona-se bem com os colegas, é agressivo.
- Gosta de realizar trabalhos em grupo.
- Demonstra resistência em fazer trabalhos em equipe.
Quanto à Caligrafia e desempenho do aluno em sala de aula:
- O aluno é excelente, tem a letra linda, é caprichoso e não apresenta erros.
- O aluno é excelente , mas por querer ser o primeiro da classe a terminar, acaba deixando a desejar no capricho e na letra.
- O aluno tem uma caligrafia boa, porém com muitos erros.
- O aluno tem uma caligrafia ruim, mas não apresenta erros.
- O aluno tem uma letra muito bonita e sem erros, mas demora muito para copiar.
- O aluno precisa fazer caligrafia (caderno).
- O aluno não precisa fazer caligrafia.
Quanto à disciplina:
- O aluno apresenta comportamento excelente tanto em sala de aula , como na fila.
- O aluno apresenta comportamento excelente em sala, porém na fila, deixa a desejar.
- O aluno conversa , porém acata às regras da sala.Uma chamada de atenção é suficiente.
- O aluno é indisciplinado, cabendo ao professor chamar-lhe a atenção em muitos momentos.
Quanto ao reforço:
- O aluno não necessita de reforço paralelo.
- O aluno necessita de reforço e comparece a todos.
- O aluno necessita de reforço, mas não comparece devido à resistência dos pais ou do próprio aluno.
- O aluno comparece aos reforços, mas apresenta resistência em realizar as atividades propostas (pede para ir ao banheiro; beber água, distrai-se com facilidade, conversa, brinca).
Quanto ao material usado em sala e lição de casa:
- O aluno realiza a lição de casa com capricho.
- O aluno realiza a lição de casa sem capricho.
- O aluno não realiza a lição de casa.
- O aluno traz todos os materiais necessários.
- O aluno esquece o material escolar.
Quanto à Leitura:
- O aluno lê com fluência e entonação adequados.
- O aluno lê, mas não respeita os sinais de pontuação.
- O aluno tem dificuldade na leitura das palavras.
- O aluno não lê.
Quanto ao uso de óculos:
- O aluno não usa óculos.
- O aluno usa óculos normalmente.
- O aluno mostra resistência em usar o óculos, desta forma a professora tem que solicitar constantemente que o mesmo faça uso correto.
Em relação à assiduidade do aluno:
- falta muito e as mesmas o estão prejudicando no aprendizado.
- o aluno não falta, exceto se for extritamente necessário.
- o aluno não deverá faltar, está com excesso de faltas.
- o aluno não consegue colocar o conteúdo de sala de aula em ordem devido as número de faltas.
Em relação a seus materiais:
- organiza com ajuda das professoras e inspetora.
- organiza com total independência.
- não consegue se organizar.
- esquece frequentemente materiais na sala.
- perde frequentemente materiais na sala.
Em relação aos responsáveis:
- - “necessitam” de atenção especiais.
- - são participativos.
- - são criteriosos, indagam bastante e acompanham o desenvolvimento do filho.
- - geralmente não acompanham as lições/estudo do filho, porém participam das atividades.
- - não são participativos e pouco comparecem às atividades.