quinta-feira, 14 de maio de 2015

Passeios virtuais em lugares históricos: você tem que fazer com sua turma

Que tal apresentar a arte renascentista conduzindo o olhar dos alunos pelas as paredes da Capela Sistina? E por que não contar a história da França do alto da Torre Eiffel? Com o auxílio da tecnologia, isso já é totalmente possível.
Museus, instituições e empresas já disponibilizam na internet dezenas de visitas virtuais a lugares de grande importância histórica. O formato é similar ao do Google Street View.
Por isso, o blog separou sugestões de passeios virtuais para fazer com sua turma. E você só precisa de um computador conectado à internet e um projetor, ou então levar a turma para a sala de informática, permitindo que os próprios alunos façam a navegação. Confira a lista:

Torre Eiffel, França
Um dos mais importantes cartões-postais de Paris oferece, em seu site oficial, um tour virtual em 360 graus, com ancoragens na torre e nos arredores. É possível “subir” na estrutura de ferro, inaugurada em 1899, para ter uma vista panorâmica de toda a capital francesa e de seus edifícios históricos, como o Palácio de Versalhes e o Arco do Triunfo.
Para conhecer, clique no link: http://www.toureiffel.paris/360-panorama-paris/index-en.html
Visualização do alto da Torre Eiffel permite navegar pela paisagem parisiense (Foto: Reprodução)
Aqui, há um plano de aula sobre a Revolução Francesa que você pode adaptar e incluir o tour.

Capela Sistina, Vaticano
Os impressionantes afrescos de Michelangelo no teto da famosa capela do Palácio Apostólico podem ser contemplados em sua riqueza de detalhes. As imagens em alta definição permitem aproximar a visualização das paredes.
Para fazer a visita, acesse o link: http://www.vatican.va/various/cappelle/sistina_vr/
Ferramenta permite aproximar a imagem para ver detalhes dos afrescos da Capela Sistina (Foto: Reprodução)
Ah, não deixe de conferir o nosso plano de aula sobre Renascimento na Europa.

Pirâmides de Gizé, Egito
A grande necrópole do Antigo Egito, que fica na atual cidade do Cairo, pode ser visitada pelo Google Maps! O serviço tem uma página especial com informações que orientam o tour virtual e imagens que complementam a experiência.
Para acessar, abra o link: http://www.google.com/maps/about/behind-the-scenes/streetview/treks/pyramids-of-giza/
O recurso do Google permite “caminhar” até as pirâmides como se o usuário estivesse na estrada (Foto: Reprodução)
Para ver e adaptar um plano de aula sobre o Antigo Egito, clique aqui.

Petra, Jordânia
Um dos sítios arqueológicos mais importantes do mundo, Petra, na Jordânia, é uma das novas sete maravilhas do mundo. A ferramenta criada pela AirPano, uma organização russa de entusiastas de fotografia, coloca o internauta “dentro” de El Khazneh (A Câmara do Tesouro), e permite uma vista panorâmica do local.
Faça a visita clicando no link: http://www.airpano.ru/files/Petra-Best-Jordan/2-2
Com um clique no ícone do viajante, que está no centro da imagem, o site abre uma visualização da área interna de El Khazneh (A Câmara do Tesouro), em Petra, na Jordânia (Foto: Reprodução)
Quer saber mais sobre Petra? Acesse o verbete na Wikipédia.

Auschwitz, Polônia
Os campos de concentração controlados por nazistas são um símbolo dos horrores praticados pelo Terceiro Reich. Hoje, esses lugares fazem parte de um grande memorial, que disponibiliza desde o ano passado um tour virtual completo, com textos explicativos em inglês.
Faça a visita: http://www.panorama.auschwitz.org/
Portão de um dos campos de concentração, com a frase em alemão “Arbeit macht frei” (“O trabalho liberta”), pode ser visto por meio do site (Foto: Reprodução)
Ah, e você pode aproveitar a visita com este plano de aula sobre o Holocausto.

Congonhas, Brasil
Que tal conhecer uma das principais cidades históricas de Minas Gerais? Congonhas guarda importantes obras de Aleijadinho e um circuito de igrejas barrocas. Ao longo do percurso, uma guia virtual conta, em áudio, detalhes dos lugares. O projeto é patrocinado pela Fundação Vale.
Para navegar, clique no link: http://eravirtual.org/congonhas_pt/
A Basílica de Bom Jesus, com os famosos profetas esculpidos por Aleijadinho, faz parte do circuito (Foto: Reprodução)
Para saber mais, conheça dois planos de aula sobre o barroco, aqui e aqui.

FONTE: NOVA ESCOLA