domingo, 29 de maio de 2022

Fases da Leitura e Escrita

Fases da Leitura e Escrita – por Emília Ferreiro

Segundo ela, aquele que aprende geralmente percorre o seguinte caminho até chegar ao nível de aprendizado desejável para ser considerado leitor e escritor.

·         fase pré-silábica

·         fase silábica

·         fase silábica-alfabética

·         fase alfabética

·         fase alfabética-ortográfica

As características para cada fase acima descrita podem ser resumida da seguinte forma:

1- Fase pré – silábica

– Sabe que a escrita é uma forma de representação;

– Pode usar letras ou pseudoletras, garatujas, números;

– Não compreende que a escrita é a representação da fala;

– Organiza as letras em quantidade ( mínimo e máximo de letras para ler);

– Vai direto para o significado, sem passar para sonora;

– Variação de letras – BLSIK (elefante);

– Relaciona o tamanho da palavra com o tamanho do objeto (Realismo Nominal).

2- Fase silábica

Esta fase desdobra-se em duas:

A) Silábica Sem valor sonoro:

– Ainda não faz relação do som com a grafia da letra que utiliza;

– A escrita ainda não é percebida como representação da fala;

– Usa uma letra para representar cada sílaba, sem se preocupar com o valor sonoro.

Exemplos: 

MACACO __ BPS

CAVALO___BUP

B) Silábica Com valor sonoro:

– A escrita começa a representar a fala;

– Percebe a relação de som com a grafia;

– Escreve uma letra para cada sílaba.

Exemplos.: 

PATO___ AO ( valor sonoro só nas vogais ) 

PATO___ PT ( só usa consoantes )

3- Fase silábica-alfabética

– Apresenta escrita algumas vezes com sílabas completas e outras incompletas;

– Alterna escrita silábica com alfabética.

Exemplos.: 

CAMELO_____CAMU 

TOMATE_____TOMT

4- Fase alfabética

– Faz a correspondência entre fonemas (som) e grafemas (letras);

– Ainda não domina as normas ortográficas da língua;

– Escreve como fala.

Exemplos.: 

CAMELO _______KAMELU

TOMATE_______ TUMATI 

5- Fase Alfabética-ortográfica

– Faz a correspondência entre letras e grafemas da língua;

– Amplia o conhecimento sobre as normas ortográficas;

– Faz a correção do seu próprio texto.

Exemplos.:

JARDIN _____ JARDIM

CORREO _____ CORREIO

CABESA _____ CABEÇA

ISO ________ ISSO

                                      Fonte: https://www.soescola.com