segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Projeto Bilhete

Justificativa:       
A aprendizagem da linguagem oral e escrita é elemento importante para as crianças ampliarem suas possibilidades de inserção e de participação nas diversas práticas sociais.
Os meios de comunicação são veículos importantes que podem ser utilizados como instrumentos de apoio para desenvolver a oralidade e escrita que consequentemente irá desenvolver autonomia (oralidade escrita estimulando nossas criança).
Por isso é necessário realizar diferentes atividades como: brincar de correio, telefone sem fio, carta, bilhete lista de nomes, possibilitando as crianças a se familiarizarem com os gêneros quando são trabalhadas de forma lúdica e prazerosa as crianças tendem a aprender.
Ao trabalhar este conteúdo pretendemos por meio da oralidade e da escrita mobilizar a escola e todos envolvidos sobre a importância de nos comunicarmos através da escrita de bilhete.

Expectativa de aprendizagem:
Interessar-se por escrever palavras e textos ainda que não de forma convencional;
Participação em situações que as crianças leiam ainda que não o faça de maneira convencional;
Identificar outras formas de se enviar mensagens
Diferenciar a linguagem escrita da linguagem falada.
Organizar, oralmente, um texto em linguagem escrita.
Participar da produção coletiva de um texto de relevância social: um bilhete com os dados dos colegas.

DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES:

Atividade 1 :

Objetivo:

Conhecer o que o aluno sabe sobre bilhete
Diagnostico de bilhete :Portfólio
Pedir que os alunos escrevam um bilhete para mamãe do jeito que eles sabem

Atividade 2 Conhecendo um bilhete:
Objetivo:
Conhecer a estrutura de um bilhete convencional
Apresentação de uma caixinha surpresa contendo um bilhete escrito, o professor deverá cantar uma música no momento que a caixa for passando.
Questionamento:
O que será que tem dentro dessa caixa?
O que tem é leve ou pesado?
Caso os alunos não descubram o professor deverá dar pistas.
Depois da descoberta, o professor fará a leitura do bilhete.
Questionar:
Vocês conhecem esse tipo de texto?
Que tipo de texto é esse?
O professor deverá explicar o que é um bilhete e como devemos escrevê-lo.
Bilhete é uma leitura e escrita de mensagem que transmite um recado para alguém.
Informar que o bilhete é uma das formas de comunicação mais antigas além de carta
Ressaltar os novos meios de mensagens como watsap e facebook e msn
Apresentação do cartaz contendo o bilhete ( o mesmo da caixinha) Leitura do bilhete em voz alta pelo professor pedindo que os alunos lhe acompanhem

ENCAMINHAMENTO
 Apresentar o bilhete em um papel metro, lendo para a turma fazendo questionamentos:·
·         Que tipo de texto é este?
·         O que é um bilhete?
·         Quem de vocês já escreveu ou recebeu um?
·         Para quem você já escreveu?
·         Então hoje iremos analisar este bilhete que esta no papel metro para aprendermos mais sobre o bilhete.
·         Quem escreveu?
·         Para quem ele escreveu?
·         Qual o assunto do bilhete?
·         Como se despediram?

Circular no papel metro as repostas dos alunos com cores diferentes - vermelho para quem mandou. Verde para quem recebeu e amarelo o assunto principal do bilhete;

 Atividade de classe:
Fazer com os alunos no coletivo, um bilhete para outra turma da escola tendo o professor como escriba
Leitura do bilhete fazendo os ajustes necessários
Em seguida fazer a entrega do bilhete junto com a turma.

Atividade para casa :
Atividade 3 usando a tecnologia para enviar mensagens
Objetivo:
Conhecer as novas formas de mensagens usando a tecnologia
Será feita na rodinha uma brincadeira com a turma ( telefone sem fio)
Em seguida a professora explicará o objetivo da mesma
O telefone sem fio tem como objetivo transmitir o recado que será passado de forma correta além de estimular a atenção dos alunos
Intervenções :
Qual foi recado que vocês ouviram?
De que forma foi passado?
Um recado passado oralmente pode ser igual a uma escrita?
Pedir que os alunos dê um recado a alguém da escola.
Quais outras formas podem ser transmitidas um recado? ( reforçar os novos meios de passar mensagem)
Atividade de classe:
Mostrar os alunos como manda uma mensagem pelo facebook usando um data show para explorar esta ferramenta.
Usar o celular para mandar mensagem pelo SMS e WHATSAPP.

Atividade para casa:
Mandar uma mensagem via Msn ou WhatsApp  para um colega e para a pro
A aluno vai levar uma agenda da com nome e número dos colega  para escolher quem ele vai mandar a mensagem

Atividade 4-Produção coletiva: Professor escriba:
Objetivo:
Participar da produção coletiva de um texto de relevância social: um bilhete para colegas de outra sala.
-convidar a turma a escreverem um bilhete para a turma do 1 ano
Voltar ao cartaz do bilhete da aula anterior para que as crianças observem a organização de um bilhete.
-Pergunte-lhes quais informações precisam constar desse bilhete e anote-as num canto da lousa.
-Solicite-lhes que pense qual seria o melhor jeito de começar, e escreva tudo que eles falarem. Por exemplo, alguns podem começar diretamente:
-Discutir com eles e sugerir adequações, lembrando para quem e para que é o bilhete e perguntando se não haveria uma forma mais completa de iniciá-lo.
-Ao longo da produção, é importante que você releia o que já foi escrito, aponte incoerências e repetições e sempre dê a eles a oportunidade de opinar e sugerir.
- Leitura final
Escolher alguém para escrever o bilhete e a turma levará até a sala do 1 ano.
Leitura do bilhete no cartaz que a turma fez para o 1 ano
Leitura pelo professor e aluno
Em seguida cada aluno sorteará o nome do coleguinha que receberá o bilhete
Cada aluno irá escrever o seu bilhete do seu jeito
Expor um cartaz contendo vários envelopes com o nome dos alunos
Cada aluno deverá colocar o bilhete dentro do envelope correspondente ao nome do colega que ele sorteou.

Atividade 5:
Apresentação de um bilhete no cartaz sem destinatário, remetente e data
Leitura pelo professor
Leitura coletiva
Questionar:
Que tipo de texto é esse?
Qual é a mensagem?
Esta faltando alguma coisa? O que?
Caso o aluno não descubra, retomar o bilhete anterior exposto na sala e fazer a leitura para descobrir o que tem de diferente entre um e outro.
Após descobrir o que esta faltando no bilhete distribuir um bilhete incompleto (digitado) para os alunos completarem com auxilio do professor
Leitura do bilhete

Atividade para casa:
Atividade 6:
Levar para os alunos um livro ( acervo da escola, um minutinho ou outro da escolha do professor) que tenha um modelo de bilhete
Apresentação do livro
Leitura pelo professor
Questionamento oral
Qual personagem da historia deixou o bilhete?
O que ele escreveu neste bilhete?
E você o que escreveria?

Atividade de classe:
O personagem da historia deixou o bilhete.O que ele escreveu neste bilhete?E você o que escreveria? Vamos escrever !

ATIVIDADE 7 BILHETE DE RAPUNZEL
Conto clássico (Rapunzel) ou outros em que a professora venha propor uma situação em que possa fazer a escrita de um bilhete pelos personagens.
Apresentação do conto clássico
Leitura pela professora
Questionar:
Quem são os personagens?
O que aconteceu com eles?
Apresentar um bilhete (cartaz) que a bruxa fez para Rapunzel e o Príncipe

 Queridos Príncipe e Rapunzel
Estou muito arrependida.
Quero pedir perdão a vocês. Prometo que nunca mais farei maldades e se me libertarem, irei embora para bem longe.
Por favor,  tirem-me daqui!!
Com desespero,
Dona Bruxa!
24/10/201___


Depois propor a turma que faça a resposta do bilhete(bilhete   coletivo)
Atividade para casa:

Ajude Rapunzel e o Príncipe a responderem o bilhete da Bruxa.

Fonte: Simone