Justificativa:
A aprendizagem da linguagem oral e escrita é
elemento importante para as crianças ampliarem suas possibilidades de inserção
e de participação nas diversas práticas sociais.
Os meios de comunicação são veículos
importantes que podem ser utilizados como instrumentos de apoio para
desenvolver a oralidade e escrita que consequentemente irá desenvolver
autonomia (oralidade escrita estimulando nossas criança).
Por isso é necessário realizar diferentes
atividades como: brincar de correio, telefone sem fio, carta, bilhete lista de
nomes, possibilitando as crianças a se familiarizarem com os gêneros quando são
trabalhadas de forma lúdica e prazerosa as crianças tendem a aprender.
Ao trabalhar este conteúdo pretendemos por
meio da oralidade e da escrita mobilizar a escola e todos envolvidos sobre a
importância de nos comunicarmos através da escrita de bilhete.
Expectativa de aprendizagem:
Interessar-se por escrever palavras e textos
ainda que não de forma convencional;
Participação em situações que as crianças
leiam ainda que não o faça de maneira convencional;
Identificar outras formas de se enviar
mensagens
Diferenciar a linguagem escrita da linguagem
falada.
Organizar, oralmente, um texto em linguagem
escrita.
Participar da produção coletiva de um texto
de relevância social: um bilhete com os dados dos colegas.
DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES:
Atividade 1 :
Objetivo:
Conhecer o que o aluno sabe sobre bilhete
Diagnostico de bilhete :Portfólio
Pedir que os alunos escrevam um bilhete para
mamãe do jeito que eles sabem
Atividade 2 Conhecendo um bilhete:
Objetivo:
Conhecer a estrutura de um bilhete
convencional
Apresentação de uma caixinha surpresa
contendo um bilhete escrito, o professor deverá cantar uma música no momento
que a caixa for passando.
Questionamento:
O que será que tem dentro dessa caixa?
O que tem é leve ou pesado?
Caso os alunos não descubram o professor
deverá dar pistas.
Depois da descoberta, o professor fará a
leitura do bilhete.
Questionar:
Vocês conhecem esse tipo de texto?
Que tipo de texto é esse?
O professor deverá explicar o que é um
bilhete e como devemos escrevê-lo.
Bilhete é uma leitura e escrita de mensagem
que transmite um recado para alguém.
Informar que o bilhete é uma das formas de
comunicação mais antigas além de carta
Ressaltar os novos meios de mensagens como
watsap e facebook e msn
Apresentação do cartaz contendo o bilhete ( o
mesmo da caixinha) Leitura do bilhete em voz alta pelo professor pedindo que os
alunos lhe acompanhem
ENCAMINHAMENTO
Apresentar o bilhete em um papel metro, lendo
para a turma fazendo questionamentos:·
· Que
tipo de texto é este?
· O
que é um bilhete?
· Quem
de vocês já escreveu ou recebeu um?
· Para
quem você já escreveu?
· Então
hoje iremos analisar este bilhete que esta no papel metro para aprendermos mais
sobre o bilhete.
· Quem
escreveu?
· Para
quem ele escreveu?
· Qual
o assunto do bilhete?
· Como
se despediram?
Circular no papel metro as repostas dos
alunos com cores diferentes - vermelho para quem mandou. Verde para quem
recebeu e amarelo o assunto principal do bilhete;
Atividade de classe:
Fazer com os alunos no coletivo, um bilhete
para outra turma da escola tendo o professor como escriba
Leitura do bilhete fazendo os ajustes
necessários
Em seguida fazer a entrega do bilhete junto
com a turma.
Atividade para casa :
Atividade 3 usando a tecnologia para enviar
mensagens
Objetivo:
Conhecer as novas formas de mensagens usando
a tecnologia
Será feita na rodinha uma brincadeira com a
turma ( telefone sem fio)
Em seguida a professora explicará o objetivo
da mesma
O telefone sem fio tem como objetivo
transmitir o recado que será passado de forma correta além de estimular a
atenção dos alunos
Intervenções :
Qual foi recado que vocês ouviram?
De que forma foi passado?
Um recado passado oralmente pode ser igual a
uma escrita?
Pedir que os alunos dê um recado a alguém da
escola.
Quais outras formas podem ser transmitidas um
recado? ( reforçar os novos meios de passar mensagem)
Atividade de classe:
Mostrar os alunos como manda uma mensagem
pelo facebook usando um data show para explorar esta ferramenta.
Usar o celular para mandar mensagem pelo SMS
e WHATSAPP.
Atividade para casa:
Mandar uma mensagem via Msn ou WhatsApp
para um colega e para a pro
A aluno vai levar uma agenda da com nome e
número dos colega para escolher quem ele vai mandar a mensagem
Atividade 4-Produção coletiva: Professor
escriba:
Objetivo:
Participar da produção coletiva de um texto
de relevância social: um bilhete para colegas de outra sala.
-convidar a turma a escreverem um bilhete
para a turma do 1 ano
Voltar ao cartaz do bilhete da aula anterior
para que as crianças observem a organização de um bilhete.
-Pergunte-lhes quais informações precisam
constar desse bilhete e anote-as num canto da lousa.
-Solicite-lhes que pense qual seria o melhor
jeito de começar, e escreva tudo que eles falarem. Por exemplo, alguns podem
começar diretamente:
-Discutir com eles e sugerir adequações,
lembrando para quem e para que é o bilhete e perguntando se não haveria uma
forma mais completa de iniciá-lo.
-Ao longo da produção, é importante que você
releia o que já foi escrito, aponte incoerências e repetições e sempre dê a
eles a oportunidade de opinar e sugerir.
- Leitura final
Escolher alguém para escrever o bilhete e a
turma levará até a sala do 1 ano.
Leitura do bilhete no cartaz que a turma fez
para o 1 ano
Leitura pelo professor e aluno
Em seguida cada aluno sorteará o nome do
coleguinha que receberá o bilhete
Cada aluno irá escrever o seu bilhete do seu
jeito
Expor um cartaz contendo vários envelopes com
o nome dos alunos
Cada aluno deverá colocar o bilhete dentro do
envelope correspondente ao nome do colega que ele sorteou.
Atividade 5:
Apresentação de um bilhete no cartaz sem
destinatário, remetente e data
Leitura pelo professor
Leitura coletiva
Questionar:
Que tipo de texto é esse?
Qual é a mensagem?
Esta faltando alguma coisa? O que?
Caso o aluno não descubra, retomar o bilhete
anterior exposto na sala e fazer a leitura para descobrir o que tem de
diferente entre um e outro.
Após descobrir o que esta faltando no bilhete
distribuir um bilhete incompleto (digitado) para os alunos completarem com
auxilio do professor
Leitura do bilhete
Atividade para casa:
Atividade 6:
Levar para os alunos um livro ( acervo da
escola, um minutinho ou outro da escolha do professor) que tenha um modelo de
bilhete
Apresentação do livro
Leitura pelo professor
Questionamento oral
Qual personagem da historia deixou o bilhete?
O que ele escreveu neste bilhete?
E você o que escreveria?
Atividade de classe:
O personagem da historia deixou o bilhete.O
que ele escreveu neste bilhete?E você o que escreveria? Vamos escrever !
ATIVIDADE 7 BILHETE DE RAPUNZEL
Conto clássico (Rapunzel) ou outros em que a
professora venha propor uma situação em que possa fazer a escrita de um bilhete
pelos personagens.
Apresentação do conto clássico
Leitura pela professora
Questionar:
Quem são os personagens?
O que aconteceu com eles?
Apresentar um bilhete (cartaz) que a bruxa
fez para Rapunzel e o Príncipe
Queridos Príncipe e Rapunzel
Estou muito arrependida.
Quero pedir perdão a vocês. Prometo que nunca
mais farei maldades e se me libertarem, irei embora para bem longe.
Por favor, tirem-me daqui!!
Com desespero,
Dona Bruxa!
24/10/201___
Depois propor a turma que faça a resposta do
bilhete(bilhete coletivo)
Atividade para casa:
Ajude Rapunzel e o Príncipe a responderem o
bilhete da Bruxa.
Fonte: Simone