AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Aluno(a)________________________________________________________Data___/___/___
Escola_______________________________________________________Valor____
1)ENCURTANDO O CAMINHO
Tia Maria
, quando criança se atrasou na saída da escola
,
e na hora em que foi voltar para casa já começava a escurecer
.
Viu outra menina passando pelo cemitério e resolveu cortar caminho
, fazendo o mesmo trajeto que ela .
Tratou de apressar o passo
, até alcançá-la e se explicou :
__
Andar sozinha no cemitério me dá um frio na barriga
. Será que você se importa se nós formos juntas
?
__
Claro que não . Eu entendo você __
respondeu a outra __ Quando estava viva ,
sentia exatamente a mesma coisa .
Ângela Lago
O trecho do texto em que o narrador diz que a história que irá contar aconteceu no passado é
:
a)( )”Tia Maria
,
quando criança se atrasou na saída da escola ,
e na hora em que foi voltar para casa já começava a escurecer
.”
b)( )”___
Andar sozinha no cemitério me dá frio na barriga.”
c)( )”___
Será que você se importa se nós formos juntas
?”
d)( )”___
Claro que não .
Eu entendo respondeu a outra.”
2)
COMO OPERA A MÁFIA QUE TRANSFORMOU O BRASIL NUM DOS MAIORES CAMPEÕES DA FRAUDE DE MEDICAMENTOS
É um dos piores crimes que se pode cometer
. As vítimas são homens ,
mulheres e crianças doentes__
presas fáceis ,
capturadas na esperança de recuperar a saúde perdida
. A máfia dos medicamentos falsos é mais cruel do que as quadrilhas de narcotraficantes
.
Quando alguém decide cheirar cocaína
, tem absoluta consciência do que coloca corpo a dentro
.
As vítimas dos que falsificam remédios não é dada oportunidade de escolha
. Para o doente ,
o remédio é compulsório .
Ou ele toma o que o médico lhe receitou ou passará a correr o risco de piorar ou de morrer
. Nunca ,
como hoje os brasileiros entraram numa farmácia com tanta reserva
.
O texto tem como finalidade
:
a)( )convencer
b)( )informar
c)( )instruir
d)( )recomendar
3) TEXTO A TEXTO B
A BAILARINA CHAPEUZINHO AMARELO
Essa menina Era a chapeuzinho amarela
Tão pequenina Amarelada de medo.
Quer ser bailarina. Tinha medo de tudo aquela chapeuzinho
Não conhece nem dó nem ré Já não ria
.
Mas sabe ficar na ponta do pé. Em festa não aparecia.
Não conhece nem mi nem fá Não subia escada
Mas inclina o corpo para cá e para lá. Nem descia.
Não conhece nem lá nem si Não estava resfriada
Roda
, roda,
roda com os bracinhos no ar mas tossia.
E não fica tonta nem sai do lugar. Ouvia conto de fada e estremecia.
Põe no cabelo uma estrela e um véu Não brincava mais de nada,
E diz que caiu do céu. Nem de amarelinha.
Esta menina Tinha medo de trovão.
Tão pequenina Minhoca para ela era cobra.
Quer ser bailarina. E nunca apanhava sol
Mas depois esquece todas as danças porque tinha medo de sombra.
E também quer dormir como as outras crianças. Não ia para fora para
não se sujar.
Cecília Meireles Não tomava
banho para não descolar.
Não
falava nada para não engasgar.
Não
ficava em pé com medo de cair.
Então vivia parada.
Deitada
, mas sem dormir,
Com medo de pesadelo.
Chico Buarque de Holanda
Comparando
–se os dois textos , pode-se afirmar que as personagens são
:
a)( )bailarinas
b)( )meninas
c)( )quietas
d)( )medrosas
4)OS COLEGAS
Foi assim
:
Latinha e Virinha estavam na praia quando ela apareceu correndo
, língua de fora ,
uma corrente pendurada no pescoço.
Quando passou por eles suspirou :
___
Até que enfim livre !
E na beirinha d’água se sentou para descansar.
___
Foi com a gente ou foi com o mar que ela falou
?__ perguntou Virinha alvoroçado ,
o olho esquerdo piscando que só vendo.
___
Acho que foi com o mar__
respondeu Latinha. Estava tão espantado que a orelha desabada desabou ainda mais.
Flor usava um casaco de veludo vermelho e uma porção de pulseirinhas de contas nas patas
.
Estava toda perfumada e tinha um laço de fita na cauda.
Os dois amigos desataram a cochichar
:
___
Espia só , espia só!
___
Puxa ,
ela se veste que nem gente!
___
É cachorrinha de luxo.
___
Granfina à beça.
___
Mas é linda.
___
De morrer.
___
Vamos lá falar com ela ?
___
Granfino não se mistura com vira-lata.
___
Tentar não tira pedaço.
___
Bom , lá isso é.
E se aproximaram dela.
___
Bom dia , muito prazer.
Meu nome é Latinha.
___
O meu é Virinha. E você ,
como é que se chama?
E ela respondeu com um sorriso
:
___
Flor-de –Lis.
Lígia Bojunga Nunes
Os personagens do texto são:
a)( )
apenas Virinha e Flor-de-Lís
b)( )
Virinha , Latinha e Flor-de-Lís
c)( )apenas Virinha e Latinha
d)( )apenas Flor-de-Lís
5)TEXTO A
CARNAVAL DE RUA
Algumas cidades do Nordeste do Brasil são conhecidas pelo carnaval de rua
.
Em Recife
,
a festa é animada por ritmos como o frevo e o maracatu.Em Olinda, a festa dura 12 dias e o destaque são bonecos gigantes
,
fantasias feitas de papel machê com mais de três metros de altura
.
Em Salvador
,
milhões de pessoas dançam acompanhando os trios elétricos
, caminhões equipados com uma aparelhagem de som muito poderosa
.Além dos trios elétricos ,
outra tradição da cidade são os blocos de rua
, como o Afoxé Filhos de Gandhi
, o Olodum e o Ilê Ayê.
TEXTO B
FESTAS JUNINAS
As festas juninas nasceram na Europa
, muitos séculos atrás ,
para comemorar o dia mais longo do ano
. Depois , por volta do século 6,
a igreja católica começou a organizar as festas “joaninas”
,
em homenagem a São João Batista
. Essa comemoração ficou muito popular e
, outros
santos começaram a ser homenageados no mesmo mês.
A festa de Santo Antônio passou a ser no dia 13 de junho
,
a de São João ficou no dia 24 e a de São Pedro
, no dia 29.
As festas juninas costumavam ser realizadas ao ar livre
,
em um lugar enfeitado com bandeirinhas coloridas
.
Essas festas começaram nas áreas rurais
,
por isso a maioria das comidas típicas servidas são feitas com ingredientes encontrados facilmente até em plantações de quintal.O milho
, por exemplo,
aparece em pratos como o bolo de fubá e a canjica
.
As roupas imitam as que as pessoas usavam nos sítios e fazendas
. Por isso ,
o chapéu de palha que protege o homem do sol,
os vestidos floridos feitos de chita
( um tecido de algodão barato)
e as roupas remendadas de quem aproveita tudo ao máximo.
É tradição acender uma fogueira durante a festa e dançar a quadrilha.
Comparando-se os dois textos
,
pode-se afirmar que tratam de festas
:
a)( )cívicas
b)( )familiares
c)( )populares
d)( )religiosas
6)Leia o texto para responder à questão
:
CUIDADOS AO BRINCAR DE PIPA
1- Não empine perto da rede elétrica
,
em cima de lajes e telhados e em lugares movimentados.
2- Nunca use cerol
:
machuca os motociclistas e corta a camada de borracha dos fios de eletricidade.
3- Não use fios metálicos para empiná-las
,
nem faça rabiolas de fitas cassete:
são condutores de energia e dão choques terríveis.
4- Não tente pegar nenhuma pipa que esteja enroscada em um fio elétrico.
5- Também não tente recuperá-las se tiverem caído em Estações Transformadoras de Distribuição
(ETDS)
ou em subestações da rede elétrica
.
Além de machucar motociclistas
,
o texto afirma que o uso de cerol pode ser prejudicial quando ele
:
a)( )
conduz energia a quem empina pipa.
b)( )
dá choque em quem empina pipa.
c)( )
ajuda a cortar a pipa do outro.
d)( )
corta a borracha dos fios elétricos.
7)ALÍVIO
UM homem sente que acordou mas não consegue abrir os olhos
. Tenta se mexer ,
mas descobre que está paralisado .
Começa a ouvir vozes .
___
Coitado!
___
Olha a cara .
Parece que está dormindo...
Sente cheiro de velas
. Será que...?
Outras vozes
:
___
É . Descansou.
___
Ninguém esperava . Tão saudável.
___
Coitado...
As vozes parecem conhecidas
.
Ele começa a entrar em pânico
. Concentra toda a sua força em abrir os olhos
. Não consegue
. Tenta mexer uma das mãos
. Um dedo ! Nada . Meu deus .
Preciso mostrar que é um engano
, que não morri .
Vão enterrar um vivo!
Ou será que não houve um engano
? Morri mesmo . Estou ouvindo tudo , sentindo tudo ,
mas estou morto . Isto é horrível ,
isto é...
___
Um homem tão bom...
___
Grande caráter...
___
Que marido!
___
Vida exemplar !
O homem fica mais aliviado
. Pode estar num velório . Mas ,
definitivamente , não é o seu.
Luiz Fernando Veríssimo
O trecho
que apresenta uma opinião é :
a)( )Começa a ouvir vozes.
b)( )
Estou ouvindo tudo.
c)( )
Tenta mexer uma das mãos.
d)( )
Um homem tão bom...
8) DONA LICINHA
A senhora não me conhece
.
Faz tanto tempo e me lembro de detalhes do seu jeito
, sua voz , seu penteado e roupas...A senhora ensinava na 3ª série
B e eu era aluna da 3ª
série C no grupo escolar de Tatuapé...Passava no corredor fazendo figa para mudar de classe
, pra minha professora viajar e nunca mais voltar
, pra diretora implicar e em mandar para o 3º...
Nunca tive tanta inveja na minha vida como tive das crianças da série B...
Lembro que na sua sala se ouviam risadas quase o tempo todo
. Maior gostosura ! De vez em quando ,
um enorme silêncio quebrado por sua voz suave ...
era hora de contar histórias.
Com base no texto
,
pode-se afirmar que a professora da 3ª
série B era :
a)( )
bonita.
b)( )
divertida.
c)( )
implicante
d)( )silenciosa
9) EM HARMONIA COM A NATUREZA
Todas as manhãs
, Laila Soares , 17 ,
entra na internet para ver qual é a lição de casa do dia
. De dentro de sua casa ,
no interior de Goiás ,
feita de barro , areia e palha ,
ela se comunica com seus professores na Austrália e discute com outros alunos os tópicos do fórum de semana
. Além das aulas convencionais , como
biologia e Matemática ,
ela estuda Mitologia e a condição da mulher na sociedade
.
À tarde
, se dedica a tocar violão ,
pintar ou cuidar das plantas .
Duas vezes por semana ,
ela visita escolas onde dá aula para alunos e professores com o intuito de promover a sustentabilidade.
Sustentabilidade significa gastar menos do que a natureza consegue repor .
Este é o conceito por trás das ecovilas
,
comunidades nas quais as ações sustentáveis vão além da reciclagem do lixo.
Ela mora no Ecocentro Ipec
(Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado
) ,
uma ecovila a três quilômetros de Pirenópolis criada a dez anos por seu pai
, brasileiro , e por sua mãe , australiana.
Atualmente
,
há cerca de 20 pessoas morando no local.
Mas na época dos cursos o número de residentes pode subir para 150.
“Recebemos gente do mundo inteiro .
Estou sempre conhecendo culturas novas e fazendo novos amigos
.”
Mas não é só no ecocentro que Laila expande seus horizontes
.
Frequentemente acompanha os pais em trabalhos ao redor do mundo
. “Por isso optamos pela escola a distância”
, explica . “Assim , posso viajar e continuar estudando
.”
De acordo com as informações contidas no texto
, é possível dizer que :
a)( )Laila estuda numa escola pública.
b)( )Laila estuda pela televisão e mora em Pirenópolis.
c)( )
Laila estuda pela internet e mora em uma ecovila.
d)( )
Laila
não estuda e mora na Austrália.
10)
O BICHO PELUDO E O ZUNZUN DO MOSQUITO
Era tarde
, estava frio , o escuro já chegava
E o coelho foi voltando para a toca onde morava.
Só que lá da toca
, ele viu , com aflição.
Um olhão arregalado a brilhar na escuridão
!
“Minha toca
, bem quentinha ,
quem será que invadiu ?
Por favor
, saia daí ,
eu estou com muito frio !”
Lá de dentro uma voz grossa trovejou má-criação,
Uma voz de assustar e tremer o coração
:
“Eu sou o Bicho Peludo
, não me venha incomodar.
Saí da frente
, coelhinho ,
ou eu vou te devorar!”
Pedro Bandeira
Em “Lá de dentro uma voz trovejou má-
criação, a expressão grifada pode ser substituída por
:
a)( )falou palavras ofensivas.
b)( )gemeu palavras ofensivas.
c)( )murmurou palavras ofensivas.
d)( )gritou palavras ofensivas.
11) O TOURO E AS RÃS
Enquanto dois touros furiosamente lutavam pela posse exclusiva de certa campina
, as rãs novas ,
à beira do brejo , divertiam-se com a cena
.
Uma rã velha
, porém , suspirou:
__
Não se riam ,
que o fim da disputa vai ser doloroso para nós.
__
Que tolice!__ exclamaram as rãzinhas .
Você está caducando , rã velha !
A rã velha explicou-se
:
__
Brigam os touros .
Um deles há de vencer e expulsar da pastagem o vencido.Que acontece?O animalão surrado vem meter-se aqui em nosso brejo e ai de nós
!...
Assim foi
. o touro mais forte ,
à força de marradas , encurralou no brejo o mais fraco
, e as rãzinhas tiveram que dizer adeus ao sossego.Inquietas sempre
, sempre atropeladas ,
raro era o dia em que não morria alguma sob os pés do bichareco.
__
Não estou achando isto muito certo
__ disse Narizinho . Os fortes sempre se arrumam lá entre si
__
e os fracos pagam o pato.
__
É a lei da vida ,
minha filha.A função do fraco é pagar
o pato. Nas guerras , por exemplo ,
brigam os estadistas __
mas quem vai morrer nas batalhas são os pobres soldados que nada tem com a coisa.
__
Pagar o pato ?
Donde viria essa expressão?
__
Eu sei__ berrou Emília.
Veio duma fabulazinha que vou escrever
.”Dois fortes e um fraco foram a um restaurante comer um pato assado.Os dois fortes comeram todo o pato e deram a conta para o fraco pagar...”
O texto fica engraçado quando
:
a)( )Emília explica a verdadeira origem da expressão pagar o pato.
b)( )Emília faz uma brincadeira com o significado da expressão pagar o pato.
c)( )Narizinho fala a expressão pagar o pato.
d)( )Alguém diz no texto que os fracos sempre pagam o pato.
AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Aluno(a)
Aluno(a)
1)Leia o texto para responder à questão:
Em que semana foi realizada a Semana de Arte Moderna de 1922?
A Semana de Arte Moderna de 1922 aconteceu em apenas três dias:13
, 15 e 17 de fevereiro. O primeiro deles tratou da pintura e escultura
,
o segundo foi dedicado à literatura e à poesia e o terceiro dia ficou para a música.
O evento ,
realizado no Teatro Municipal de São Paulo, foi o grande marco do Modernismo no Brasil.
As expressões do texto
: primeiro , segundo, e terceiro , informam:
a)( )a passagem do ano.
b)( )os lugares dos fatos.
c)( )o período do mês.
d)( )a passagem dos dias.
2)Leia:
Os meninos do engenho
Francisco Roberto dos Santos é um dos meninos “trabalhadores” do Brasil
, e ele só...tem 13 anos
.Trabalha desde os 11 em um engenho em Barbalha
, Ceará . Baixo , mirradinho ,
parece bem mais novo do que é.
Pés em sandália de solado de pneu .Há dois anos sua rotina é a mesma.
Ele se levanta antes de 5 haras,
toma uma xícara de café preto com um pedaço de cuscuz e segue a pé para a plantação,
onde começa a trabalhar às 5h30.Prepara a tropa ,
separa a cana recém-cortada,
ajuda a colocar os feixes no lombo dos jegues e toca os animais em direção ao engenho_uma distância de mais ou menos de 1km ,
que ele vai percorrer dezenas de vezes sob o sol forte ao longo das suas 12
horas de jornada diária.
O texto trata principalmente do
:
a)( )engenho de cana.
b)( )horário de trabalho.
c)( )trabalho infantil.
d)( )transporte da cana.
No trecho “Francisco Roberto dos Santos
é um dos meninos “trabalhadores” do Brasil”
,
a palavra destacada está entre aspas para mostrar que o autor está:
a)( )curioso.
b)( )indiferente.
c)( )conformado.
d)( )revoltado.
3)Leia o texto:
Sorvete alimenta
As pessoas já não acham que o sorvete é só uma guloseima
, ele é considerado alimento porque é feito com leite
, frutas , cacau , gordura e açúcar .
Mas é bom não abusar .
Comer muito sorvete engorda . Também é bom escovar os dentes depois de comer sorvete
. Isso ajuda a evitar cáries .
O médico pediatra José Elias Camargo diz que não se deve misturar sorvete com gripe
.
Ele explica que o gelado do sorvete atrapalha as defesas da garganta e do nariz
,
e se eles já estiverem doentes vão demorar mais para se recuperar.
Folha de São Paulo
A opinião do pediatra em relação ao sorvete é a de que:
a)( )ele é considerado alimento porque é feito com leite
, frutas , cacau...
b)( )escovar os dentes depois de tomar sorvete ajuda a evitar cáries.
c)( )por ter gordura e açúcar
,
sorvete engorda e é bom não abusar.
d)( )é desaconselhável misturar sorvete com gripe
, por causa do gelado.
O texto tem a finalidade de:
a)( )incentivar o consumo de sorvete.
b)( )anunciar um produto dietético.
c)( )ensinar receita culinária.
d)( )prevenir o leitor sobre saúde.
4)Leia:
Classificados poéticos
Menino que mora num planeta
Azul feito a cauda de um cometa
Quer se corresponder com alguém
De outra galáxia.
Neste planeta onde o menino mora
As coisas não vão tão bem assim:
O azul está ficando desbotado
E os homens brincam de guerra
É só apertar um botão.
Que o planeta Terra vai pelos ares.
Então o menino procura com urgência
Alguém de outra galáxia
Para trocar selos
, figurinhas
E esperanças.
Roseana Murray
No trecho “Que o planeta Terra vai pelos ares”
,
a expressão em destaque sugere que a Terra vai:
a)( )acabar
b)( )desbotar
c)( )mudar
d)( )voar
O trecho abaixo que indica uma opinião é:
a)( )planeta azul feito a cauda de um cometa.
b)( )quer se corresponder com alguém.
c)( )as coisas não vão tão bem assim.
d)( )o menino procura com urgência.
5)
Leia :
A lebre e a tartaruga
Uma tartaruga e uma lebre discutiam sobre qual era a mais rápida.
E ,então ,
marcaram um dia em um lugar e se separaram.
Ora ,
a lebre confiando em sua rapidez natural
, não se apressou em correr ,
deitou no caminho e dormiu .
Mas a tartaruga ,
consciente de sua lentidão ,
não parou de correr ,
e assim ,
ultrapassou a lebre que dormia e chegou ao fim.
Fábula de Esopo
Com base no texto
, pode-se dizer que a tartaruga foi:
a)( )confusa
b)( )ingênua
c)( )persistente
d)( )veloz
O fato que deu início à narrativa foi a:
a)( )corrida disputada pelos animais.
b)( )discussão entre os personagens.
c)( )separação dos animais.
d)( )vitória da tartaruga.
6)Leia o texto a seguir:
A aranha
A aranha Argiope argentada
, muito comum nos jardins ,
escolhe com cuidado o melhor lugar para armar sua teia :
entre os galhos , no mato ,
numa racha de parede...Depois ,
como um técnico , trabalha seguindo um projeto bem determinado.Primeiro estende o fio
,
depois forma um quadro com outros fios
, depois fabrica muitos raios , e
sobre esses raios constrói um espiral.
No final ,
se põe junto da teia à espera de que uma vibração de fios dê o aviso de que...
o almoço está servido!
A aranha sabe que o almoço está servido quando:
a)( )arma sua teia em vários lugares.
b)( )escolhe o melhor lugar para a teia.
c)( )faz um projeto bem determinado.
d)( )sente a vibração dos fios da teia.
No texto
“A aranha Argiope argentada ,
muito comum nos jardins.”.A expressão sublinhada apresenta idéia de:
a)( )causa
b)( )finalidade
c)( )lugar
d)( )tempo
7)Leia:
Ossos do ofício
Meu cunhado é médico no Recife
. Um dia ,
ao ser convidado para fazer uma palestra para diabéticos
,
não atentou para o fato de a ausência ser de religiosos.
Ao afirmar que diabetes é uma doença ainda sem cura
,
uma senhora levantou o braço e contestou-o:
_Já fui diabética e estou curada!
Meu cunhado retorquiu que isso era impossível.
Talvez não fosse diabetes ,
ou a doença estivesse apenas sob controle.
_
Não ,
eu era diabética e estou curada.
O Senhor me curou!
Meu cunhado
, com sincera surpresa e espanto ,
respondeu:
_
Eu??!
A senhora nunca entrou em meu consultório?
Revista Seleções
O efeito de humor no texto está na:
a)( )palestra do médico sobre diabetes.
b)( )presença de religiosos à palestra.
c)( )declaração da senhora sobre sua cura.
d)( )confusão com a palavra ‘Senhor”.
O texto “Ossos do Ofício” tem a finalidade de:
a)( )dar uma instrução.
b)( )divertir o leitor.
c)( )fazer uma propaganda.
d)( )ensinar uma receita.
8)Leia;
Depois do jantar
Também
, que idéia a sua :
andar a pé ,
margeando a Lagoa Rodrigo de Freitas
, depois do jantar. O vulto caminhava em sua direção
, chegou bem perto ,
estacou à sua frente .
De certo ia pedir-lhe um auxílio.
_
Não tenho trocado.
Mas tenho cigarros. Quer um ?
_
Não fumo , respondeu o outro.
Então ele queria era saber as horas.
Levantou o antebraço esquerdo ,
consultou o relógio.
_
9 e 17...9 e 20 , talvez.
Andaram mexendo nele lá em casa.
_
Não
estou querendo saber quantas horas são.prefiro o relógio.
_Como?
_
Já disse. Vai passando o relógio.
_Mas...
_Quer que eu mesmo tire?
Pode machucar!
Após a leitura do texto
, pode-se dizer que o narrador:
a)( )foi assaltado
,
pois a falta de segurança nas ruas é um fato.
B)( )fez um novo amigo durante uma caminhada.
c)( )informou as horas a um sujeito e continuou seu passeio.
d)( )tirou o relógio do pulso
,
pois estava machucando. 9) TCHAU
De
repente a mãe ficou de joelhos
, agarrou as duas mãos da Rebeca e foi despejando a fala
:
___
Eu me apaixonei por outro homem
, Rebeca .
Eu estou sentindo por ele uma coisa que nunca!
Nunca eu tinha sentido antes .
Quando eu conheci o teu pai eu fui gostando cada dia mais um pouco dele
, me acostumando , ficando amiga ,
querendo o bem .
A gente construiu na calma um amor gostoso e foi feliz uma porção de anos
.
E mesmo quando eu reclamava que ele gostava mais da música do que de mim
, eu era feliz ...
____
O pai adora você !
você não pode ...
___
e mesmo quando o dinheiro era superapertado a gente era feliz...
___
Ele gostava de você
! ele gosta demais de você
!
___
mas esse último ano ta sempre discutindo,
a gente briga a toda hora
.
Lígia Bojunga
Pode-se dizer que o diálogo entre os personagens ocorre porque
:
a)( )a mãe quer contar a história para o pai.
b)( )a mãe conta que se apaixonou por outro homem.
c)( )Rebeca gosta muito do pai.
d)( )Rebeca quer que a família seja feliz.
No diálogo acima
, quem fala primeiro é :
a)( )a mãe.
b)( )Rebeca.
c)( )o pai.
d)( )outro homem.
10) O LOBO VELHO
Adoecera o lobo e
, como não pudesse caçar ,
curtia na cama de palha a maior fome de sua vida
.
Foi quando lhe apareceu a raposa
.
___
Bem vinda seja , comadre !
É o céu que a manda aqui
.
Estou morrendo de fome e se alguém não me socorre
, adeus , lobo ! ...
___
Pois espere aí que já te arranjo uma rica petisqueira
__
respondeu a raposa com uma idéia na Ca beça
.
Saiu e foi para a montanha onde costumavam pastar ovelhas
. Encontrou logo uma , desgarrada .
___Viva
, anjinho ! Que faz por aqui ,
tão quieta ?Está a tremer...
___
É que me perdi e tremo de medo do lobo
.
___
Medo do lobo ? Que bobagem ?
Pois ignora que o lobo já fez as pazes com o rebanho
?
___
Que me diz ?
___
A verdade , filha .
Venho da casa dele ,
onde conversamos muito tempo . O pobre lobo está na agonia e
arrependido da guerra que moveu às ovelhas
.
Pediu-me que me dissesse isto a vocês e as levasse lá
, todas ,
a fim de selarem um pacto de reconciliação
.
A ingênua ovelhinha pulou de alegria
. Que sossego dali por diante ,
para ela e as demais companheiras
! Que bom viver assim ,
sem o terror do lobo no coração
!
Enternecida disse:
___
Pois vou eu mesma selar o acordo
.
Partiram
. A raposa , à frente ,
conduziu-a à toca da fera .
Entraram .
Ao dar com o lobo estirado no catre ,
a ovelhinha por um triz que não desmaiou de medo
.
___
Vamos _ disse a raposa _
beije a pata do magnânimo senhor !
Abrace-o , menina !
A inocente
, vencendo o medo ,
dirigiu-se para o lobo e abraçou-o
. E foi-se a ovelha ! ...
Muito padecem os bons que julgam os outros por si
.
Monteiro Lobato
O texto foi escrito com a finalidade de:
a)( )dar um ensinamento moral.
b)( )descrever como vivem os animais.
c)( )fazer propaganda de um livro infantil.
d)( )orientar alguns procedimentos.
Nos trechos abaixo
,
a expressão sublinhada que indica finalidade é;
a)( )”curtia na cama de palha a maior fome
.”
b)( )”
venho da casa dele ,
onde conversamos.”
c)( )
“ e as levasse lá
(...) a fim de selarem um pacto.”
d)( )
“
Ao dar com o lobo estirado no catre.”
11) LIMPEZA GERAL
Dona celeste morava na Tijuca quando
, certo dia , um menino da vizinhança a viu muito triste à janela e perguntou
:
___
Que é que tu tem ?
___Hoje as coisas estão pretas
. Não tenho cozinheira , nem arrumadeira.
Dá vontade de sumir .
O garoto olha a senhora com pena e diz
:
___Não faz mal
, dona Celeste . A gente faz .
A gente ajuda .
E sumiu
.
Daí a pouco apareceu com uma turma de meninos da vizinhança e distribuiu as tarefas
:__ uma lava a cozinha ,
outro vai cuidar dos pratos ,
o terceiro se encarrega de descascar cenouras e para si o menino reservou a tarefa de lavar a varanda
.
Só que
, para lavar a varanda ,
ele ia molhar o pano no tanque do quintal que cruzava a sala encerrada
, deixando-a inundada .
Para não magoar a meninada ,
dona Celeste foi engolindo tudo .
Quando a “ colaboração” terminou ,
estava ela com o seguinte resultado
:__ cinco pratos quebrados ,
duas xícaras estilhaçadas ,
oito copos rachados , a sala inundada ,
duas estatuetas raras partidas e o cuco do relógio estrangulado
,
pois o garotinho quisera arrematar o serviço dando corda
.
O pirralho
, ao fim de tudo , convidou :
___A senhora quer ver a varanda como ficou
?
De fato estava um brinco
,
se não se reparasse inadvertidamente
,
nas jarras de plantas derrubadas e no lixo escondido por detrás das portas
.
___Agora a senhora está contente
?
Tinha que estar .Dona Celeste adorava crianças e não ia dar esse desgosto ao Claudinho
.
E ,
ao sair , o
garoto tem um rasgo final de generosidade
:
___
Amanhã a gente vem limpar o resto
!
Pedro Bloch
No trecho
, “ deixando-a inundada .”
A palavra em destaque refere-se a:
a)( )
cozinha
b)( )
varanda
c)( )
sala
d)( )
quintal
No texto
, pode-se encontrar traço de humor em
:
a)( )”Hoje as coisas estão pretas.”
b)( )
“Dá vontade de sumir.”
c)( )
“Não faz mal (...) A gente ajuda .”
d)( )
“Amanhã a gente vem limpar o resto
.”
O que motivou o menino a querer ajudar dona Celeste foi a:
A)( )
falta de arrumadeira.
b)( )
falta de cozinheira.
c)( )
distribuição das tarefas .
d)( )
tristeza de dona Celeste .
AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA
1)A BOLSA AMARELA
Eu tenho que achar um lugar pra esconder as minhas vontades
. Não digo vontade magra , pequenininha ,
que nem tomar sorvete a toda hora
,
dar sumiço da aula de matemática ,
comprar um sapato novo que eu não agüento mais o meu
. Vontade assim todo mundo pode ver
, não to ligando a mínima .
Mas as outras __
as três que de repente vão crescendo e engordando toda a vida
__ ah ,
essas eu não quero mais mostrar
. De jeito nenhum.
Nem sei qual das três me enrola mais
.
Às vezes acho que é a vontade de crescer de uma vez e deixar de ser criança
.
Outra hora acho que é a vontade de ter nascido garoto em vez de menina
.
Mas hoje to achando que é a vontade de escrever
.
Lígia Bojunga
Quem narra o trecho é
:
a)( )
um garoto .
b)( )
uma menina .
c)( )
uma professora .
d)( )
uma jovem .
2)O GATO
, O GALO E O RATINHO
Um ratinho vivia num buraco com sua mãe
. Depois de sair sozinho pela primeira vez
, contou a ele :
__
Mãe , você não imagina os bichos estranhos que encontrei
! Um era bonito e delicado ,
tinha o pelo muito macio e um rabo elegante
,
um rabo que se movia formando ondas
.
O outro era um monstro horrível
. No alto da cabeça e debaixo do queixo ele tinha pedaços de carne crua
, que balançavam quando ele andava .
De repente os lados do corpo dele se sacudiram e ele deu um grito apavorante
.
Fiquei com tanto medo que fugi correndo
, bem na hora que ia conversar um pouco com o simpático
.
___
Ah , meu filho ! __ respondeu a mãe __
Esse seu monstro era uma ave inofensiva
,
o outro era um gato feroz
,
que num segundo teria lhe devorado
.
Esopo
A moral adequada a essa fábula é
:
a)( )Jamais confie nas aparências
.
b)( )Quem tudo quer tudo perde
.
c)( )Quem ama o feio bonito lhe parece
.
d)( )Uma boa ação ganha outra
.
3)FLORESTA AMA
ZÔNICA
Um imenso tapete verde formado de árvores
. É assim que se vê a Amazônia do céu.
Mas se formos chegando mais perto
, mais perto e mais perto (
devagarinho para não assustar ninguém
)
teremos surpresas entre as árvores da floresta
: ali moram onças , macacos , araras , tucanos ,
tamanduás
. ali nascem plantas e flores raras
. Ali existem rios enormes ,
cheios de peixes .
É tanta riqueza natural que o homem ainda nem conseguiu descobrir tudo que existe na Amazônia.
São milhões de espécies que ainda não foram catalogadas
, um tesouro único no mundo .
Isso sem falar na cultura dos primeiros habitantes da floresta
, os índios ,
com quem cansamos de aprender.
No trecho
“Isso sem falar na cultura dos primeiros habitantes da floresta
, os índios...” , o termo sublinhado refere-se
:
a)( )a toda riqueza natural da Amazônia.
b)( )à toda parte da floresta que pode ser vista.
c)( )às diferentes espécies de aves.
d)( )aos rios enormes cheios de peixes.
4)SAÚDE LANÇA CAMPANHA PARA INCENTIVAR ALEITAMENTO MATERNO
Brasília__
Para marcar a 17ª Semana Mundial de Amamentação
, que começa nesta sexta-feira ,
o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria lançam ,
às 10h , na sede da Fiocruz ,
uma campanha de incentivo ao aleitamento materno
.
Estudos revelam que as crianças amamentadas tem menos chances de ter diarréia
, pneumonia __
doenças responsáveis por boa parte da mortalidade infantil
, principalmente em regiões mais carentes
__ diabetes , câncer ou de desenvolver alergias
.
Agência Brasil
Na notícia
,
qual é o evento citado que iniciará a 17ª
Semana Mundial de Amamentação?
a)( )A campanha de prevenção ao câncer infantil.
b)( )A campanha de incentivo ao aleitamento materno.
c)( )A campanha de proteção contra várias doenças.
d)( )A campanha de esclarecimento sobre a mortalidade infantil.
5)SAUDOSA MALOCA
Se o senhô num ta lembrado
,
Dá licença de contá
,
É que onde agora está
Esse edifício arto
,
Era uma casa veia
,
Um palacete assombrado.
Foi aqui seu moço
,
Que eu
, Mato Grosso e o Joça
Construimo nossa maloca.
Mas um dia
, nóis nem pode se alembrá ,
Veio os home com as ferramenta
:
O dono mando derrubá.
Peguemo toda as nossas coisas
E fumos pro meio da rua apreciá a demolição...
Que tristeza que nóis sentia
,
Cada tauba que caía
(...)
Adoniran Barbosa
O verso que indica
, claramente ,
que o narrador vai contar a história é
:
a)( )”Se o senhô num ta lembrado
, dá licença de contá...”
b)( )”...esse edifício arto era uma casa veia...”
c)( )”...Mato Grosso e o Joça constuímo nossa maloca.”
d)( )”Peguemo toda as nossas coisas e fumos pro meio da rua...”
6)SAUDADE
Filisbino Matoso andava que era uma tristeza só.
Não queria nada com a vida nem aceitava consolo de ninguém.
Quem passasse lá pelas bandas do Sítio da Purunga Sonora ia ouvir os lamentos do moço.
___Ai
! Como sofro!
Sem minha querida Florisbelta não posso viver
. De que me vale este sítio com lago
, se estou nadando em lágrimas ?
Todos que moravam no Purunga Sonora e nos arredores sabiam da história da Florisbelta
.
Era o grande amor de Filisbino Matoso
.
A choradeira havia começado com o raiar do sol ,
quando a tal Florisbelta sem avisar ninguém
,
resolvera tomar o caminho da cidade.
Filisbino estava triste porque
:
a)( )detestava a vida no sítio.
b)( )choramingava o dia inteiro.
c)( )tinha saudades da Florisbelta.
d)( )tinha saudade de Purunga.
No trecho
“A choradeira havia começado com o raiar do sol...”
,a expressão destacada expressa idéia de
:
a)( )
afirmação.
b)( )lugar.
c)( )
modo.
d)( )
tempo.
7)AS DUAS PANELAS
Duas panelas
, uma de ferro , orgulhosa ,
outra de barro , humilde ,
moravam na mesma cozinha; e como estivessem vazias
, a bocejarem de vadiação ,
disse a graúda:
___
Bela tarde para um giro pela horta!
A cozinheira não está ,
e até que venha teremos tempo de dizer adeus à alface e fazer uma visita aos repolhos.
Queres ir?
___
Com todo o prazer! __
respondeu a panela de barro lisonjeadíssima da honrosa companhia.
___
Dá-me o braço então ,
e vamo-nos depressa antes que “ela” venha.
Assim fizeram
,
e lá se foram as duas desajeitadonas
, gingando os corpos ventrudos ,
cheias de amabilidades para com as hortaliças.
“Bom dia , Dona couve!”. “Comendador Repolho ,
como passa ?” , “ Coentrinho , adeus !”
No melhor da festa
, porém
a panela de ferro falseou o pé e esbarrou na amiga.
___
Ai que me trincas ! __
exclamou esta .
___
Não foi nada , não foi nada ...
Uns passos mais e novo choque
.
___
Ai que me desbeiças , amiga !
___
Em casa arruma-se , não é nada .
Minutos depois
, terceiro esbarrão , este formidável.
___
Ai !Ai! Ai! Fizeste-me em pedaços , ingrata !___
e a mísera panela de barro caiu por terra a gemer reduzida a cacos
.
Monteiro Lobato
Com base no texto
,
pode-se afirmar que a panela de barro foi
:
a)( )apressada.
b)( )ingênua
.
c)( )irresponsável
.
d)( )orgulhosa.
8)
Niterói
Passear em Niterói pode ser muito divertido para as crianças
, principalmente nos fins de semana
, quando as barcas estão vazias .
O trajeto leva 20 minutos e as saídas são entre 6h e 23h
.
As embarcações tem capacidade para 2000 pessoas e a passagem custa R$3,00
. Este serviço regular entre as duas cidades completou 155 anos no mês passado e
, no Museu das Barcas , em Niterói , foi organizada uma mostra comemorativa que contou um pouco de sua história.
Liliane Schelb
De acordo com o texto
,
os passeios em Niterói serão mais agradáveis nos finais de semana porque
:
a)( )
há mais saídas à tarde.
b)( )
as barcas estão vazias .
c)( )as embarcações tem capacidade para 2000 pessoas.
d)( )
a viagem é mais longa.
9)
ADEUS PÃOZINHO
Dois homens da cidade e um da roça foram fazer uma peregrinação a Meca e combinaram que na viagem repartiriam toda a comida que levassem
.
Estavam ainda muito longe de sua cidade sagrada quando constataram que só lhes restava um pouco de farinha
. Então decidiram fazer um pão
.
Enquanto o matuto assava a massa
,
os dois citadinos se afastaram para confabular .
“O pãozinho que sair daquele forno não vai dar para três”
, um deles cochichou .
“Precisamos bolar um plano” ,
declarou o outro.
Muitos depois foram falar com seu companheiro de viagem.
“Você já deve ter percebido que esse pão é pequeno demais para alimentar todos nós”
, disse-lhe o primeiro citadino.
“Assim propomos deixá-lo intacto até a amanhã
, e então , quem tiver tido o sonho mais extraordinário
, o comerá sozinho” ,
o segundo citadino explicou.
O matuto concordou
, mas ,
depois que os dois pegaram no sono
, levantou-se ,
comeu o pão inteirinho e foi dormir de barriga cheia.
Na manhã seguinte acordou e ouviu os espertalhões cochicharem.
“Vou dizer que sonhei que dois anjos me levaram para o céu”
, um deles falou. “E eu ,
que dois anjos me levaram para o inferno”
, afirmou o outro.
Então o caipira fingiu que acabava de despertar e lhes perguntou
, com ar de espanto :”Ué
, vocês voltaram?”
__
“Como assim?”
__
“Ora ,
eu sonhei que dois anjos levaram um de vocês para o céu e mais dois levaram o outro para o inferno.
Como não esperava que voltassem ,
comi o pão sozinho!”
“Precisamos bolar um plano”.Quem diz essa frase no texto é
:
a)( )
o matuto.
b)( )
um dos citadinos.
c)( )
o narrador.
d)( )
dois homens da cidade.
Essa história se passa
:
a)( )
na cidade de Meca.
b)( )
na roça.
c)( )
numa cidade sagrada.
d)( )
no caminho para Meca.
Numere os fatos na ordem em que foram narrados no texto
:
( )
Decidiram fazer um pão ,
mas não dava para os três.
( )
O matuto era mais esperto e comeu o pão sozinho.
( )
Dois homens da cidade e um da roça partiram para Meca dividindo toda a comida.
( )
os dois homens da cidade resolveram enganar o caipira para comerem o pão.
Agora
, marque a resposta correta :
a)( )
2 , 1 , 3 , 4
b)( )
1 , 2 , 3 , 4
c)( )
2 , 4 , 1 , 3
d)( )
3 , 4 , 2 , 1
AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA
1) Leia
o poema para responder à questão:
Pássaros
As mãos
que dizem adeus são pássaros
Que
vão morrendo lentamente...
Mário Quintana
O poeta compara as mãos que dizem adeus com:
a) ( )a morte das pessoas.
b) ( )
a morte dos pássaros.
c) ( )
outras mãos.
d) ( )
a vida dos pássaros.
2)Leia
o poema:
Sem barra
Enquanto a formiga
Carrega
a comida
Para
o formigueiro
A cigarra canta,
Canta o dia inteiro.
A formiga é só
trabalho.
A cigarra é só cantiga.
Mas sem a cantiga
Da cigarra
Que
distraí da fadiga
Seria uma barra
O trabalho da formiga.
Elias José
De acordo com o poema, o canto da cigarra é:
a)( )valorizado porque ela canta bem.
b)( )valorizado porque ela distraí a formiga do cansaço.
c)( )desvalorizado porque
é inútil para a formiga.
d)( )desvalorizado porque atrapalha a formiga.
A repetição da palavra “só” na 2ª estrofe :
a)( )demonstra a rivalidade da cigarra e a formiga.
b)( )indica que a cigarra e a formiga são solitárias.
c)( )reforça as diferenças entre a cigarra e a formiga.
d)( )mostra que a formiga se incomoda com a cigarra.
3)Leia o texto:
Pescaria
Um homem
Que se preocupava demais
Com as coisas sem importância
Acabou ficando com a cabeça cheia de minhocas
Um amigo lhe deu então uma idéia
De usar as minhocas
Numa pescaria
Para se distrair das preocupações.
O
homem se distraiu tanto
Pescando
Que sua cabeça ficou leve
Como um balão
E foi subindo pelo ar
Até sumir nas nuvens.
Onde
será que foi parar?
Não sei
Nem quero me preocupar com isso.
Vou mais é pescar.
José Paulo Paes
No verso”acabou ficando com a cabeça cheia de minhocas a expressão grifada poderia ser substituída por:
a)( )minhocas penduradas nos cabelos.
b)( )muitas dores na cabeça.
c)( )a cabeça cheia de preocupações.
d)( )muitas preocupações com as minhocas.
A cabeça do homem ficou leve.
A pescaria contribuiu para ele:
a)( )livrar-se dos problemas.
b)( )livrar-se das minhocas.
c)( )aprender a pescar.
d)( )esquecer quem ele era.
4)Leia o texto para responder à questão:
As abelhas
Vinícius de Moraes
A aaaaaaabelha mestra
E aaaaaaas abelhinhas.
Estão tooooooodas prontinhas.
Para iiiiiiir para a festa.
Nun zune que zune
Lá vão pro jardim.
Brincar com a cravina.
Valsar com o jasmim.
Da rosa pro cravo
Do cravo pra rosa
Da rosa pro favo
Volta
pro cravo.
Venham ver como dão mel
As abelhinhas do céu.
No poema o poeta fala das abelhas como se elas fossem:
A)( )crianças brincando.
b)( )insetos que picam.
c)( )animais sem sentimentos.
d)( )flores do jardim.
5)Na frase “O menino era infeliz” ,a palavra feliz ganhou um prefixo IN que
dá
um sentido contrário à palavra original (feliz-não feliz).Esse caso também pode ser observado na formação da seguinte palavra:
a)( )invenção.
b)( )insatisfeito.
c)( )indigno.
d)( )inteligência.
6)Leia o texto para responder à questão:
Enquanto peixe-martelo
Bate:
toque,toque,toque
Peixe-serra vai serrando:
Roque,roque,roque,roque.
Milton Camargo
No poema , as repetições das palavras “toque” e “roque”:
a)( )imitam os sons dos instrumentos martelo e serra.
b)( )explicam os nomes de dois tipos de peixes.
c)( )valorizam o uso dos instrumentos martelo e serra.
d)( )tornam o poema cansativo.
7)Leia o texto e responda à questão:
O RIO TIETÊ
O Rio Tietê percorre o estado de São Paulo de leste a oeste.Nasce em Salesópolis,
na Serra do Mar,
a 840metros de altitude e não consegue vencer
os picos rochosos rumo ao litoral.Por isso, ao contrário da maioria dos rios que correm para o mar,
segue para o interior,
atravessa a Região Metropolitana de São Paulo e percorre 1100 quilômetros ,
até o município de Itapura,
em sua foz no rio Paraná, na divisa com o Mato Grosso do Sul.
O rio Tietê nasce:
a)( )no litoral do estado de São Paulo.
b)( )na região Metropolitana de São Paulo.
c)( )na cidade de Salesópolis,
em São Paulo.
d)( )no estado do Mato Grosso do Sul.
8)Leia:
O gato pode ficar
Alívio para os donos de gatos.Cientistas da Universidade da Califórnia(EUA) acreditam ter descoberto uma maneira de acabar com a alergia aos felinos.Eles associaram uma proteína humana com uma proteína do bichano e criaram uma espécie de vacina contra o problema.Deu certo.mas o experimento, por enquanto se limitou a ratos.
Revista Isto É
A palavra destacada no trecho
“Eles associaram uma proteína humana” refere-se aos:
a)( )gatos
b)( )cientistas
c)( )donos
d)( )felinos
9)Leia:
Na esquina
Um guarda estava correndo atrás de um ladrão.Quando o ladrão virou a esquina, o guarda o perdeu de vista e perguntou para um homem que estava parado ali perto:
_Por favor ,o senhor viu se alguém dobrou a esquina?
_Não sei, quando cheguei aqui ela já estava dobrada.
O traço de
humor do texto está indicado na:
a)( )corrida do guarda.
b)( )pergunta do guarda.
c)( )resposta do homem.
d)( )fuga do ladrão.
10)
Leia o texto a seguir:
Pequenos tormentos da vida
De cada lado da sala de aula,
pelas janelas altas,
o azul convida os meninos,
as nuvens desenrolam-se lentamente,
como quem vai inventando preguiçosamente uma história sem fim...Sem fim é a aula:
e nada acontece, nada...Bocejos e moscas.Se ao menos,pensa Lili, um avião entrasse pela janela e saísse pela outra.
Mário Quintana
O texto dá a impressão que Lili está:
a)( )imaginando coisas durante a aula.
b)( )prestando atenção na aula.
c)( )esperando um avião chegar.
d)( )conversando com os colegas.
11)Leia:
As saídas da caverna
Um menino estava numa caverna com três saídas.
Na primeira havia muitos morcegos,
na segunda muitas abelhas e na terceira dois leões mortos de fome.
Por qual saída ele fugiu?
_Pela terceira,
pois os leões estavam mortos mesmo.
Revista Recreio
O traço de humor do texto está:
a)( )
no sentido dado no texto
à expressão “mortos de fome”.
b)( )na existência de muitos morcegos e abelhas.
c)( )na pergunta sobre a possibilidade de fuga do
menino.
d)( )no fato de
o menino estar preso numa caverna.