quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Texto para avaliação

AVALIAÇÃO  DE  LÍNGUA  PORTUGUESA
Aluno(a)________________________________________________________Data___/___/___
Escola_______________________________________________________Valor____

1)ENCURTANDO  O  CAMINHO
                Tia  Maria , quando  criança  se  atrasou  na  saída  da  escola , e  na  hora  em que  foi  voltar  para  casa  já  começava  a  escurecer . Viu  outra  menina  passando pelo  cemitério  e  resolveu  cortar  caminho , fazendo  o  mesmo trajeto que  ela .
                Tratou  de  apressar  o  passo , até  alcançá-la  e  se  explicou :
                __ Andar  sozinha  no  cemitério  me  dá  um  frio  na  barriga . Será  que  você se  importa  se  nós  formos  juntas ?
                __ Claro  que  não . Eu  entendo  você __ respondeu  a  outra __ Quando estava  viva , sentia  exatamente  a  mesma  coisa .
                                                                                              Ângela  Lago

O  trecho  do  texto  em  que  o  narrador  diz  que  a  história  que  irá  contar aconteceu  no  passado  é :
a)(   )”Tia  Maria , quando  criança  se  atrasou  na  saída  da  escola  , e  na  hora  em que  foi  voltar  para  casa  já  começava  a  escurecer .”
b)(   )”___ Andar  sozinha  no  cemitério  me  dá  frio  na  barriga.”
c)(    )”___ Será  que  você  se  importa  se  nós  formos  juntas ?”
d)(   )”___ Claro  que  não . Eu  entendo  respondeu  a  outra.”

2) COMO  OPERA  A  MÁFIA  QUE  TRANSFORMOU  O  BRASIL  NUM  DOS  MAIORES CAMPEÕES  DA  FRAUDE  DE  MEDICAMENTOS
                É  um  dos  piores  crimes  que  se  pode  cometer . As  vítimas  são  homens , mulheres  e  crianças  doentes__ presas  fáceis , capturadas  na  esperança  de recuperar  a  saúde  perdida . A  máfia  dos  medicamentos  falsos  é  mais  cruel  do que  as  quadrilhas  de  narcotraficantes . Quando  alguém  decide  cheirar  cocaína , tem  absoluta  consciência  do  que  coloca  corpo  a  dentro . As  vítimas  dos  que falsificam  remédios  não  é  dada  oportunidade  de  escolha . Para  o  doente , o remédio  é  compulsório . Ou  ele  toma  o  que  o  médico  lhe  receitou  ou  passará  a correr  o  risco  de  piorar  ou  de  morrer . Nunca , como  hoje  os  brasileiros  entraram numa  farmácia  com  tanta  reserva .

O  texto  tem  como  finalidade :
a)(   )convencer
b)(   )informar
c)(   )instruir
d)(   )recomendar

3)  TEXTO    A                                                                                 TEXTO   B
A  BAILARINA                                                                                CHAPEUZINHO  AMARELO
Essa  menina                                                                      Era  a  chapeuzinho  amarela
Tão  pequenina                                                                   Amarelada  de  medo.
Quer  ser  bailarina.                                                       Tinha  medo  de  tudo  aquela chapeuzinho
Não  conhece  nem  dó  nem  ré                                     Já  não  ria .
Mas  sabe  ficar  na  ponta  do  pé.                               Em  festa  não  aparecia.
 Não  conhece  nem  mi  nem  fá                                   Não  subia  escada
 Mas  inclina  o  corpo  para  cá  e  para  lá.                Nem  descia.
Não  conhece  nem  lá  nem  si                                      Não  estava  resfriada
Roda , roda, roda  com  os  bracinhos  no  ar              mas  tossia.
E  não  fica  tonta  nem  sai  do  lugar.                           Ouvia  conto  de  fada  e estremecia.
Põe  no  cabelo  uma  estrela  e  um  véu                      Não  brincava  mais  de  nada,
E  diz  que  caiu  do  céu.                                                  Nem  de  amarelinha.
Esta  menina                                                                       Tinha  medo  de  trovão.
Tão  pequenina                                                                     Minhoca  para  ela  era  cobra.
Quer  ser  bailarina.                                                                E  nunca  apanhava  sol
Mas  depois  esquece  todas  as  danças                          porque  tinha  medo  de sombra.
E  também  quer  dormir  como  as  outras  crianças.      Não  ia  para  fora  para não se sujar.
           Cecília  Meireles                                                        Não  tomava banho para não descolar.
                                                                                                Não falava nada  para não engasgar.     
                                                                                                   Não ficava  em pé com  medo  de cair.
                                                                                                    Então  vivia  parada.
                                                                                                   Deitada , mas  sem  dormir,
                                                                                                   Com  medo  de  pesadelo.
                                                                                                                  Chico  Buarque  de  Holanda

Comparando –se  os  dois  textos , pode-se  afirmar  que  as  personagens  são :
a)(   )bailarinas
b)(   )meninas
c)(   )quietas
d)(   )medrosas

4)OS  COLEGAS
                Foi  assim : Latinha  e  Virinha  estavam  na  praia  quando  ela  apareceu correndo , língua  de  fora , uma  corrente  pendurada  no  pescoço. Quando  passou por  eles  suspirou :
                ___ Até  que  enfim  livre !
                E  na  beirinha  d’água  se  sentou  para  descansar.
                ___ Foi  com  a  gente  ou  foi  com  o  mar  que  ela  falou ?__ perguntou Virinha  alvoroçado , o  olho  esquerdo  piscando  que  só  vendo.
                ___ Acho  que  foi  com  o  mar__ respondeu  Latinha. Estava  tão  espantado que  a  orelha  desabada  desabou  ainda  mais. Flor  usava  um  casaco  de  veludo vermelho  e  uma  porção  de  pulseirinhas  de  contas  nas  patas . Estava  toda perfumada  e  tinha  um  laço  de  fita  na  cauda.
                Os  dois  amigos  desataram  a  cochichar :
                ___ Espia  só , espia  só!
                ___ Puxa , ela  se  veste  que  nem  gente!
                ___ É  cachorrinha  de  luxo.
                ___ Granfina  à  beça.
                ___ Mas  é  linda.
                ___ De  morrer.
                ___ Vamos  lá  falar  com  ela ?
                ___ Granfino  não  se  mistura  com  vira-lata.
                ___ Tentar  não  tira  pedaço.
                ___ Bom , lá  isso  é.
                E  se  aproximaram  dela.
                ___ Bom  dia , muito  prazer. Meu  nome  é  Latinha.
                ___ O  meu  é  Virinha. E  você , como  é  que  se  chama?
                E  ela  respondeu  com  um  sorriso :
                ___ Flor-de –Lis.
                                                                              Lígia  Bojunga  Nunes

Os  personagens  do  texto  são:
a)(   ) apenas  Virinha  e  Flor-de-Lís
b)(   ) Virinha , Latinha  e  Flor-de-Lís
c)(   )apenas  Virinha  e  Latinha
d)(   )apenas  Flor-de-Lís

5)TEXTO   A
                                               CARNAVAL   DE  RUA
                Algumas  cidades  do  Nordeste  do  Brasil  são  conhecidas  pelo  carnaval  de rua .
                Em  Recife , a  festa  é  animada  por  ritmos  como  o  frevo  e   o  maracatu.Em Olinda,  a  festa  dura  12  dias  e  o  destaque  são  bonecos  gigantes , fantasias  feitas de  papel  machê  com  mais  de  três  metros  de  altura .
                Em  Salvador , milhões  de  pessoas  dançam  acompanhando  os  trios elétricos , caminhões  equipados  com  uma  aparelhagem  de  som  muito  poderosa .Além  dos  trios  elétricos , outra  tradição  da  cidade  são  os  blocos  de  rua , como  o Afoxé  Filhos  de  Gandhi , o  Olodum  e  o  Ilê Ayê.

TEXTO   B
                                               FESTAS  JUNINAS
                As  festas  juninas  nasceram  na  Europa , muitos  séculos  atrás , para comemorar  o  dia  mais  longo  do  ano . Depois , por  volta  do  século 6, a  igreja católica  começou  a  organizar  as  festas  “joaninas” , em  homenagem  a  São  João Batista . Essa  comemoração  ficou  muito  popular  e , outros santos  começaram  a ser  homenageados  no  mesmo  mês. A  festa  de  Santo  Antônio  passou  a  ser  no dia  13  de  junho , a  de  São  João  ficou  no  dia  24  e  a  de  São  Pedro , no  dia  29.
                As  festas  juninas  costumavam  ser  realizadas  ao  ar  livre , em  um  lugar enfeitado  com  bandeirinhas  coloridas . Essas  festas  começaram  nas  áreas  rurais , por  isso  a  maioria  das  comidas  típicas  servidas  são  feitas  com  ingredientes encontrados  facilmente  até  em  plantações  de  quintal.O  milho , por  exemplo, aparece  em  pratos  como  o  bolo  de  fubá  e  a  canjica . As  roupas  imitam  as  que as  pessoas  usavam  nos  sítios  e  fazendas . Por  isso , o  chapéu  de  palha  que protege  o  homem  do  sol, os  vestidos  floridos  feitos  de  chita ( um  tecido  de algodão  barato) e  as  roupas  remendadas  de  quem  aproveita  tudo  ao  máximo. É tradição  acender  uma  fogueira  durante  a  festa  e  dançar  a  quadrilha.

Comparando-se  os  dois  textos , pode-se  afirmar  que  tratam  de  festas :
a)(  )cívicas
b)(   )familiares
c)(   )populares
d)(   )religiosas

6)Leia  o  texto  para  responder  à  questão :
                CUIDADOS  AO  BRINCAR  DE  PIPA
1-      Não  empine  perto  da  rede  elétrica , em  cima  de  lajes  e  telhados  e  em lugares  movimentados.
2-      Nunca  use  cerol : machuca  os  motociclistas  e  corta  a  camada  de  borracha dos  fios  de  eletricidade.
3-      Não   use  fios  metálicos  para  empiná-las , nem  faça  rabiolas  de  fitas cassete: são  condutores  de  energia  e  dão  choques  terríveis.
4-      Não  tente  pegar  nenhuma  pipa  que  esteja  enroscada  em  um  fio  elétrico.
5-      Também  não  tente  recuperá-las  se  tiverem  caído  em  Estações Transformadoras  de  Distribuição (ETDS) ou  em  subestações  da  rede elétrica .

Além  de  machucar  motociclistas , o  texto  afirma  que  o  uso  de  cerol  pode  ser prejudicial  quando  ele :
a)(    ) conduz  energia  a  quem  empina  pipa.
b)(   ) dá  choque  em  quem  empina  pipa.
c)(   ) ajuda  a  cortar  a  pipa  do  outro.
d)(   ) corta  a  borracha  dos  fios  elétricos.

7)ALÍVIO
                UM  homem  sente  que  acordou  mas  não  consegue  abrir  os  olhos . Tenta se  mexer , mas  descobre  que  está  paralisado . Começa  a  ouvir  vozes .
                ___ Coitado!
                ___ Olha  a  cara . Parece  que  está  dormindo...
                Sente  cheiro  de  velas . Será  que...?
                Outras  vozes :
                ___ É . Descansou.
                ___ Ninguém  esperava . Tão  saudável.
                ___ Coitado...
                As  vozes  parecem  conhecidas . Ele  começa  a  entrar  em  pânico . Concentra toda  a  sua  força  em  abrir  os  olhos . Não  consegue .  Tenta  mexer  uma  das  mãos . Um  dedo ! Nada . Meu  deus . Preciso  mostrar  que  é  um  engano , que  não  morri . Vão  enterrar  um  vivo! Ou  será  que  não  houve  um  engano ? Morri  mesmo . Estou ouvindo  tudo , sentindo tudo , mas  estou  morto . Isto  é  horrível , isto  é...
                ___ Um  homem  tão  bom...
                ___ Grande  caráter...
                ___ Que  marido!
                ___ Vida  exemplar !
                O  homem  fica  mais  aliviado . Pode  estar  num  velório . Mas  , definitivamente , não é  o  seu.
                                                                                              Luiz  Fernando  Veríssimo

O  trecho que  apresenta  uma  opinião  é :
a)(   )Começa  a  ouvir  vozes.
b)(   ) Estou  ouvindo  tudo.
c)(   ) Tenta  mexer  uma  das  mãos.
d)(   ) Um  homem  tão  bom...

8)  DONA  LICINHA
                A  senhora  não  me  conhece . Faz  tanto  tempo  e  me  lembro  de  detalhes do  seu  jeito , sua  voz , seu  penteado  e  roupas...A  senhora  ensinava  na  3ª  série B e  eu  era  aluna  da  3ª série C  no  grupo  escolar  de  Tatuapé...Passava  no  corredor fazendo  figa  para  mudar  de  classe , pra  minha  professora  viajar  e  nunca  mais voltar , pra  diretora  implicar  e  em  mandar  para  o  3º... Nunca  tive  tanta  inveja  na minha  vida  como  tive  das  crianças  da  série  B...
                Lembro  que  na  sua  sala  se  ouviam  risadas  quase  o  tempo  todo . Maior gostosura ! De  vez  em  quando , um  enorme  silêncio  quebrado  por  sua  voz  suave ... era  hora  de  contar  histórias.

Com  base  no  texto , pode-se  afirmar  que  a  professora  da  3ª série B  era :
a)(   ) bonita.
b)(   ) divertida.
c)(   ) implicante              
d)(   )silenciosa
9)                                           EM  HARMONIA  COM  A  NATUREZA
                Todas  as  manhãs , Laila  Soares , 17 , entra  na  internet  para  ver  qual  é  a lição  de  casa  do  dia . De  dentro  de  sua  casa , no  interior  de  Goiás , feita  de  barro , areia  e  palha , ela  se  comunica  com  seus  professores  na  Austrália  e  discute com  outros  alunos  os  tópicos  do  fórum  de  semana . Além  das  aulas convencionais , como biologia  e  Matemática , ela  estuda  Mitologia  e  a  condição da  mulher  na  sociedade .
                À  tarde , se  dedica  a  tocar  violão , pintar  ou  cuidar  das  plantas . Duas vezes  por  semana , ela  visita  escolas  onde  dá  aula  para  alunos  e  professores com  o  intuito  de  promover  a  sustentabilidade.
                Sustentabilidade  significa  gastar  menos  do  que  a  natureza  consegue repor  . Este  é  o  conceito  por  trás  das  ecovilas , comunidades  nas  quais  as  ações sustentáveis  vão  além  da  reciclagem  do  lixo.
                Ela  mora  no  Ecocentro  Ipec (Instituto  de  Permacultura  e  Ecovilas  do Cerrado ) , uma  ecovila  a  três  quilômetros  de  Pirenópolis  criada  a  dez  anos  por seu  pai , brasileiro , e  por  sua  mãe , australiana.
                Atualmente , há  cerca  de  20  pessoas  morando  no  local. Mas  na  época  dos cursos  o  número  de  residentes  pode  subir  para  150. “Recebemos  gente  do mundo  inteiro . Estou  sempre  conhecendo  culturas  novas  e  fazendo  novos amigos .”
                Mas  não  é  só  no  ecocentro  que  Laila  expande  seus  horizontes . Frequentemente  acompanha  os  pais  em  trabalhos  ao  redor  do  mundo . “Por  isso optamos  pela  escola  a  distância” , explica  . “Assim , posso  viajar  e  continuar estudando .”

De  acordo  com  as  informações  contidas  no  texto , é  possível  dizer  que :
a)(   )Laila  estuda  numa  escola  pública.
b)(   )Laila  estuda  pela  televisão  e  mora  em  Pirenópolis.
c)(   ) Laila  estuda  pela  internet  e  mora  em  uma  ecovila.
d)(   ) Laila não  estuda  e  mora  na  Austrália.

10) O  BICHO  PELUDO  E  O  ZUNZUN   DO  MOSQUITO
                Era  tarde , estava  frio , o  escuro  já  chegava
                E  o  coelho  foi  voltando  para  a  toca  onde  morava.

                Só  que  lá  da  toca , ele  viu , com  aflição.
                Um  olhão  arregalado  a  brilhar  na  escuridão !

                “Minha  toca , bem  quentinha , quem  será  que  invadiu ?
                Por  favor , saia  daí , eu  estou  com  muito  frio !”

                Lá  de  dentro  uma  voz  grossa  trovejou  má-criação,
                Uma  voz  de  assustar   e  tremer  o  coração :

                “Eu  sou  o  Bicho  Peludo , não  me  venha  incomodar.
                Saí  da  frente , coelhinho , ou  eu  vou  te  devorar!”
                                                                                                              Pedro  Bandeira

Em  “Lá  de  dentro  uma  voz  trovejou  má- criação,  a  expressão  grifada  pode  ser substituída  por :
a)(    )falou  palavras  ofensivas.
b)(    )gemeu  palavras  ofensivas.
c)(    )murmurou  palavras  ofensivas.
d)(   )gritou  palavras  ofensivas.

11)  O  TOURO  E  AS  RÃS
                Enquanto  dois  touros  furiosamente  lutavam  pela  posse  exclusiva  de certa  campina , as  rãs  novas , à  beira  do  brejo , divertiam-se  com  a  cena .
                Uma  rã   velha , porém , suspirou:
                __ Não  se  riam , que  o  fim  da  disputa  vai  ser  doloroso  para  nós.
                __ Que  tolice!__ exclamaram  as  rãzinhas . Você  está  caducando , rã  velha !
                A  rã  velha  explicou-se :
                __ Brigam  os  touros . Um  deles  há  de  vencer  e  expulsar  da  pastagem  o vencido.Que  acontece?O  animalão  surrado  vem  meter-se  aqui  em  nosso  brejo  e ai  de  nós !...
                Assim  foi . o  touro  mais  forte , à  força  de  marradas , encurralou  no  brejo o  mais  fraco , e  as  rãzinhas  tiveram  que  dizer  adeus  ao  sossego.Inquietas sempre , sempre  atropeladas , raro  era  o  dia  em  que  não  morria  alguma  sob  os pés  do  bichareco.  
                __ Não  estou  achando  isto  muito  certo __ disse  Narizinho . Os  fortes sempre  se  arrumam  lá  entre  si __ e  os  fracos  pagam  o  pato.
                __ É  a  lei  da  vida , minha  filha.A  função  do  fraco  é  pagar o  pato. Nas guerras , por  exemplo , brigam  os  estadistas  __ mas  quem  vai  morrer  nas batalhas  são  os  pobres  soldados  que  nada  tem  com  a  coisa.
                __ Pagar  o  pato ? Donde  viria  essa  expressão?
                __ Eu  sei__ berrou  Emília. Veio  duma  fabulazinha  que  vou  escrever .”Dois fortes  e  um  fraco  foram  a  um  restaurante  comer  um  pato  assado.Os  dois  fortes comeram  todo  o  pato  e  deram  a  conta  para  o  fraco  pagar...”

O  texto  fica  engraçado  quando :
a)(   )Emília  explica  a  verdadeira  origem  da  expressão  pagar  o  pato.
b)(   )Emília  faz  uma  brincadeira  com  o  significado  da  expressão  pagar  o  pato.
c)(    )Narizinho  fala  a  expressão  pagar  o  pato.
d)(   )Alguém  diz  no  texto  que  os  fracos  sempre  pagam  o  pato.


AVALIAÇÃO  DE  LÍNGUA  PORTUGUESA
Aluno(a)
1)Leia  o  texto  para  responder  à  questão:
                Em  que  semana  foi  realizada  a  Semana  de  Arte  Moderna  de  1922?
A  Semana  de  Arte  Moderna  de  1922  aconteceu  em  apenas  três  dias:13 , 15  e 17 de  fevereiro. O  primeiro  deles  tratou  da  pintura  e  escultura , o  segundo  foi dedicado  à  literatura  e  à  poesia  e  o  terceiro  dia  ficou  para  a  música. O  evento , realizado  no  Teatro  Municipal  de  São  Paulo,  foi  o  grande  marco  do  Modernismo no  Brasil.
As  expressões  do  texto : primeiro , segundo, e  terceiro , informam:
a)(   )a  passagem  do  ano.
b)(   )os  lugares  dos  fatos.
c)(   )o  período  do  mês.
d)(   )a  passagem  dos  dias.
2)Leia:
                               Os  meninos  do  engenho
Francisco  Roberto  dos  Santos  é  um  dos  meninos  “trabalhadores”  do  Brasil , e ele  só...tem  13  anos .Trabalha  desde  os  11  em  um  engenho  em  Barbalha , Ceará . Baixo , mirradinho , parece  bem  mais  novo  do  que  é. Pés  em  sandália  de  solado de  pneu  .Há  dois  anos  sua  rotina  é  a  mesma. Ele  se  levanta  antes  de  5  haras, toma  uma  xícara  de  café  preto  com  um  pedaço  de  cuscuz  e  segue  a  pé  para  a plantação, onde  começa  a  trabalhar  às  5h30.Prepara  a  tropa  , separa  a  cana recém-cortada, ajuda  a  colocar  os  feixes  no  lombo  dos  jegues  e  toca  os  animais em  direção  ao  engenho_uma  distância  de  mais  ou  menos  de  1km  , que  ele  vai percorrer  dezenas  de  vezes  sob  o  sol  forte  ao  longo  das  suas  12 horas  de jornada  diária.

O  texto  trata  principalmente  do :
a)(   )engenho  de  cana.
b)(   )horário  de  trabalho.
c)(   )trabalho  infantil.
d)(   )transporte  da  cana.

No  trecho  “Francisco  Roberto  dos  Santos é  um  dos  meninos  “trabalhadores”  do Brasil” , a  palavra  destacada  está  entre  aspas  para  mostrar  que  o  autor  está:
a)(   )curioso.
b)(   )indiferente.
c)(   )conformado.
d)(   )revoltado.

3)Leia  o  texto:
                                                               Sorvete  alimenta
As  pessoas  já  não  acham  que  o  sorvete  é  só  uma  guloseima , ele  é  considerado alimento  porque  é  feito  com  leite , frutas , cacau , gordura  e  açúcar . Mas  é  bom não  abusar . Comer  muito  sorvete  engorda . Também  é  bom  escovar  os  dentes depois  de  comer  sorvete . Isso  ajuda  a  evitar  cáries . O  médico  pediatra  José Elias  Camargo  diz  que  não  se  deve  misturar  sorvete  com  gripe . Ele  explica  que o  gelado  do  sorvete  atrapalha  as  defesas  da  garganta  e  do  nariz , e  se  eles  já estiverem  doentes  vão  demorar  mais  para  se  recuperar.
                                                                              Folha  de  São  Paulo
A  opinião  do  pediatra  em  relação  ao  sorvete  é  a  de  que:
a)(   )ele  é  considerado  alimento  porque  é  feito  com  leite , frutas , cacau...
b)(   )escovar  os  dentes  depois  de  tomar  sorvete  ajuda  a  evitar  cáries.
c)(   )por  ter  gordura  e  açúcar , sorvete  engorda  e  é  bom  não  abusar.
d)(   )é  desaconselhável  misturar  sorvete  com  gripe , por  causa  do  gelado.

O  texto  tem  a  finalidade  de:
a)(   )incentivar  o  consumo  de  sorvete.
b)(   )anunciar  um  produto  dietético.
c)(   )ensinar  receita  culinária.
d)(   )prevenir  o  leitor  sobre  saúde.

4)Leia:
                                                               Classificados  poéticos
                                               Menino  que  mora  num  planeta
                                               Azul  feito  a  cauda  de  um  cometa
                                               Quer  se  corresponder  com  alguém
                                               De  outra  galáxia.
                                               Neste  planeta  onde  o  menino  mora
                                               As  coisas  não  vão  tão  bem  assim:
                                               O  azul  está  ficando  desbotado
                                               E  os  homens  brincam  de  guerra
                                               É  só  apertar  um  botão.
                                               Que  o  planeta  Terra  vai  pelos  ares.
                                               Então  o  menino  procura  com  urgência
                                               Alguém  de  outra  galáxia
                                               Para  trocar  selos , figurinhas
                                               E  esperanças.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                          Roseana  Murray

No  trecho  “Que  o  planeta  Terra  vai  pelos  ares” , a  expressão  em  destaque sugere  que  a  Terra  vai:
a)(   )acabar
b)(   )desbotar
c)(   )mudar
d)(   )voar

O  trecho  abaixo  que  indica  uma  opinião  é:
a)(   )planeta  azul  feito  a  cauda  de  um  cometa.
b)(   )quer  se  corresponder  com  alguém.
c)(   )as  coisas  não  vão  tão  bem  assim.
d)(   )o  menino  procura  com  urgência.
5) Leia :
                                               A  lebre  e  a  tartaruga
Uma  tartaruga  e  uma  lebre  discutiam  sobre  qual  era  a  mais  rápida. E ,então , marcaram  um  dia  em  um  lugar  e  se  separaram. Ora , a  lebre  confiando  em  sua rapidez  natural , não  se  apressou  em  correr , deitou  no  caminho  e  dormiu . Mas  a tartaruga , consciente  de  sua  lentidão , não  parou  de  correr  , e  assim  , ultrapassou  a  lebre  que  dormia  e  chegou  ao  fim.
                                                                              Fábula  de  Esopo
Com  base  no  texto , pode-se  dizer  que  a  tartaruga  foi:
a)(   )confusa
b)(   )ingênua
c)(   )persistente
d)(   )veloz

O  fato  que  deu  início  à  narrativa  foi  a:
a)(   )corrida  disputada  pelos  animais.
b)(   )discussão  entre  os  personagens.
c)(   )separação  dos  animais.
d)(   )vitória  da  tartaruga.

6)Leia  o  texto  a  seguir:
                                                                              A  aranha
A  aranha  Argiope  argentada , muito  comum  nos  jardins , escolhe  com  cuidado  o melhor  lugar  para  armar  sua  teia  : entre  os  galhos , no  mato , numa  racha  de parede...Depois , como  um  técnico  , trabalha  seguindo  um  projeto  bem determinado.Primeiro  estende  o  fio , depois  forma  um  quadro  com  outros  fios , depois  fabrica  muitos  raios , e sobre  esses  raios  constrói  um  espiral. No  final , se põe  junto  da  teia  à  espera  de  que  uma  vibração  de  fios  dê  o  aviso  de  que... o almoço  está  servido!
A  aranha  sabe  que  o  almoço  está  servido  quando:
a)(   )arma  sua  teia  em  vários  lugares.
b)(   )escolhe  o  melhor  lugar  para  a  teia.
c)(   )faz  um  projeto  bem  determinado.
d)(   )sente  a  vibração  dos  fios  da  teia.
No  texto “A  aranha  Argiope  argentada , muito  comum  nos  jardins.”.A  expressão sublinhada  apresenta  idéia  de:
a)(   )causa
b)(   )finalidade
c)(   )lugar
d)(   )tempo

7)Leia:
                                               Ossos  do  ofício
Meu  cunhado  é  médico  no  Recife . Um  dia , ao  ser  convidado  para  fazer  uma palestra  para  diabéticos , não  atentou  para  o  fato  de  a  ausência  ser  de religiosos. Ao  afirmar  que  diabetes  é  uma  doença  ainda  sem  cura , uma  senhora levantou  o  braço  e  contestou-o:
_Já  fui  diabética  e  estou  curada!
Meu  cunhado  retorquiu  que  isso  era  impossível. Talvez  não  fosse  diabetes , ou  a doença  estivesse  apenas  sob  controle.
_ Não , eu  era  diabética  e  estou  curada. O  Senhor  me  curou!
Meu  cunhado , com  sincera  surpresa  e  espanto , respondeu:            
_ Eu??! A  senhora  nunca  entrou  em  meu  consultório?
                                                                              Revista  Seleções
O  efeito  de  humor  no  texto  está  na:
a)(  )palestra  do  médico  sobre  diabetes.
b)(   )presença  de  religiosos  à  palestra.
c)(   )declaração  da  senhora  sobre  sua  cura.
d)(   )confusão  com  a  palavra  ‘Senhor”.

O  texto  “Ossos  do  Ofício”  tem  a  finalidade  de:
a)(   )dar  uma  instrução.
b)(   )divertir  o  leitor.
c)(   )fazer  uma  propaganda.
d)(   )ensinar  uma  receita.

8)Leia;
                                               Depois  do  jantar
Também , que  idéia  a  sua : andar  a  pé , margeando  a  Lagoa  Rodrigo  de  Freitas , depois  do  jantar. O  vulto  caminhava  em  sua  direção , chegou  bem  perto , estacou à  sua  frente . De  certo  ia  pedir-lhe  um  auxílio.
_ Não  tenho  trocado. Mas  tenho  cigarros. Quer  um ?
_ Não  fumo , respondeu  o  outro.
Então  ele  queria  era  saber  as  horas. Levantou  o  antebraço  esquerdo , consultou o  relógio.
_ 9  e  17...9  e  20 , talvez. Andaram  mexendo  nele  lá  em  casa.
_ Não estou  querendo  saber  quantas  horas  são.prefiro  o  relógio.
_Como?
_ Já  disse. Vai  passando  o  relógio.
_Mas...
_Quer  que  eu  mesmo  tire? Pode  machucar!
Após  a  leitura  do  texto , pode-se  dizer  que  o  narrador:
a)(  )foi  assaltado , pois   a  falta  de  segurança  nas  ruas  é  um  fato.
B)(   )fez  um  novo  amigo  durante  uma  caminhada.
c)(   )informou  as  horas  a  um   sujeito  e  continuou  seu  passeio.
d)(   )tirou  o  relógio  do  pulso , pois  estava  machucando.                                                                                                                                                                                                                                                               9)                                           TCHAU
                De repente  a  mãe  ficou  de  joelhos , agarrou  as  duas  mãos  da  Rebeca  e foi  despejando  a  fala :
  ___ Eu  me  apaixonei  por  outro  homem , Rebeca . Eu  estou  sentindo  por  ele uma  coisa  que  nunca! Nunca  eu  tinha  sentido  antes . Quando  eu  conheci  o  teu pai  eu  fui  gostando  cada  dia  mais  um  pouco  dele , me  acostumando , ficando amiga , querendo  o  bem . A  gente  construiu  na  calma  um  amor  gostoso  e  foi feliz  uma  porção  de  anos . E  mesmo  quando  eu  reclamava  que  ele  gostava  mais da  música  do  que  de  mim , eu  era  feliz ...
____ O  pai  adora  você ! você  não  pode ...
___ e  mesmo  quando  o  dinheiro  era  superapertado  a  gente  era  feliz...
___ Ele  gostava  de  você !  ele  gosta  demais  de  você !
___ mas  esse  último  ano  ta  sempre  discutindo, a  gente  briga  a  toda  hora .
                                                                                              Lígia  Bojunga

Pode-se  dizer  que  o  diálogo  entre  os  personagens  ocorre  porque :
a)(   )a  mãe  quer  contar  a  história  para  o  pai.
b)(   )a  mãe  conta  que  se  apaixonou  por  outro  homem.
c)(   )Rebeca  gosta  muito  do  pai.
d)(   )Rebeca  quer  que  a  família  seja  feliz.

No  diálogo  acima , quem  fala  primeiro é :
a)(   )a  mãe.
b)(   )Rebeca.
c)(   )o  pai.
d)(   )outro  homem.

10)   O  LOBO  VELHO
                Adoecera  o  lobo  e , como  não  pudesse  caçar , curtia  na  cama  de  palha  a maior  fome  de  sua  vida . Foi  quando  lhe  apareceu  a  raposa .
                ___ Bem  vinda  seja , comadre ! É   o  céu  que  a  manda  aqui . Estou morrendo  de  fome  e  se  alguém  não  me  socorre , adeus , lobo ! ...
                ___ Pois  espere  aí  que  já  te  arranjo  uma  rica  petisqueira __ respondeu  a raposa  com  uma  idéia  na  Ca  beça .
                Saiu  e  foi  para  a  montanha  onde  costumavam  pastar  ovelhas . Encontrou logo  uma , desgarrada .
                ___Viva , anjinho ! Que  faz  por  aqui , tão  quieta ?Está  a  tremer...
                ___ É  que  me  perdi  e  tremo  de  medo  do  lobo .
                ___ Medo  do  lobo ? Que  bobagem ? Pois  ignora  que  o  lobo  já  fez  as pazes  com  o  rebanho ?
                ___ Que  me  diz ?
                ___ A  verdade , filha . Venho  da  casa  dele , onde  conversamos  muito tempo . O  pobre  lobo  está  na  agonia  e arrependido  da  guerra  que  moveu  às ovelhas . Pediu-me  que   me  dissesse  isto  a  vocês  e  as  levasse  lá , todas , a  fim de  selarem  um  pacto  de  reconciliação .
                A  ingênua  ovelhinha  pulou  de  alegria . Que  sossego  dali  por  diante , para ela  e  as  demais  companheiras ! Que  bom  viver  assim , sem  o  terror  do  lobo  no coração !
                Enternecida  disse:
                ___ Pois  vou  eu  mesma  selar  o  acordo .
                Partiram . A  raposa , à  frente , conduziu-a  à  toca  da  fera . Entraram . Ao  dar com  o  lobo  estirado  no  catre   , a  ovelhinha  por  um  triz  que  não  desmaiou  de medo .
                ___ Vamos _ disse  a  raposa _ beije  a  pata  do  magnânimo  senhor  ! Abrace-o , menina !
                A  inocente , vencendo  o  medo , dirigiu-se  para  o  lobo  e  abraçou-o . E  foi-se  a  ovelha ! ...
                Muito  padecem  os  bons  que  julgam  os  outros  por  si .
                                                                                              Monteiro  Lobato

O  texto  foi  escrito  com  a  finalidade  de:
a)(   )dar  um  ensinamento  moral.
b)(   )descrever  como  vivem  os  animais.
c)(   )fazer  propaganda  de  um  livro  infantil.
d)(   )orientar  alguns  procedimentos.

Nos  trechos  abaixo , a  expressão  sublinhada  que  indica  finalidade  é;
a)(   )”curtia  na  cama    de  palha  a  maior  fome .”
b)(   )” venho  da  casa  dele    , onde  conversamos.”
c)(   ) “ e  as levasse  lá (...) a  fim  de  selarem  um  pacto.”         
d)(    ) “ Ao  dar  com  o  lobo  estirado  no  catre.”                                                                         
       
11)                                         LIMPEZA  GERAL
                Dona  celeste  morava  na  Tijuca  quando , certo  dia , um  menino  da vizinhança  a  viu  muito  triste  à  janela  e  perguntou :
                ___ Que  é  que  tu  tem ?
                ___Hoje  as  coisas  estão  pretas . Não  tenho  cozinheira , nem  arrumadeira. Dá  vontade  de  sumir .
                O  garoto  olha  a  senhora  com  pena  e  diz :
                ___Não  faz  mal , dona  Celeste . A  gente  faz  . A  gente  ajuda .
                E  sumiu .
                Daí  a  pouco  apareceu  com  uma  turma  de  meninos  da  vizinhança  e distribuiu  as  tarefas :__ uma  lava  a  cozinha , outro  vai  cuidar  dos  pratos , o terceiro  se  encarrega  de  descascar   cenouras  e  para  si  o  menino  reservou  a tarefa  de  lavar  a  varanda .
                Só  que , para  lavar  a  varanda , ele  ia  molhar  o  pano  no  tanque  do quintal  que  cruzava  a  sala  encerrada , deixando-a  inundada .
                Para  não  magoar  a  meninada  , dona  Celeste  foi  engolindo  tudo .
                Quando  a  “   colaboração”  terminou  , estava  ela  com  o  seguinte  resultado :__ cinco  pratos  quebrados , duas  xícaras  estilhaçadas , oito  copos  rachados , a  sala inundada , duas  estatuetas  raras  partidas  e  o  cuco  do  relógio  estrangulado , pois o  garotinho  quisera  arrematar  o  serviço  dando  corda .
                O  pirralho , ao  fim  de  tudo , convidou :
                ___A  senhora  quer  ver  a  varanda  como  ficou ?
                De  fato  estava  um  brinco , se  não  se  reparasse  inadvertidamente , nas jarras  de  plantas  derrubadas  e  no  lixo  escondido  por  detrás  das  portas .
                ___Agora  a  senhora  está  contente ?
                Tinha  que  estar  .Dona  Celeste  adorava  crianças  e  não  ia  dar  esse desgosto  ao  Claudinho .
                E  , ao  sair , o garoto  tem  um  rasgo  final  de  generosidade :
                ___ Amanhã  a  gente  vem  limpar  o  resto !
                                                                                                                             Pedro  Bloch

No  trecho , “ deixando-a  inundada .” A  palavra  em  destaque  refere-se  a:
a)(   ) cozinha
b)(   ) varanda
c)(   ) sala
d)(   ) quintal

No  texto , pode-se  encontrar  traço  de  humor  em :
a)(   )”Hoje  as  coisas  estão  pretas.”
b)(   ) “Dá  vontade  de  sumir.”
c)(    ) “Não  faz  mal (...) A  gente  ajuda .”
d)(    ) “Amanhã  a  gente  vem  limpar  o  resto .”

O  que  motivou  o  menino  a  querer  ajudar  dona  Celeste  foi  a:
A)(   ) falta  de  arrumadeira.
b)(   ) falta  de  cozinheira.
c)(    ) distribuição  das  tarefas .
d)(    ) tristeza  de  dona  Celeste .

AVALIAÇÃO   DE  LÍNGUA  PORTUGUESA
              
1)A  BOLSA  AMARELA
Eu  tenho  que  achar  um  lugar  pra  esconder  as  minhas  vontades . Não  digo vontade  magra , pequenininha , que  nem  tomar  sorvete  a  toda  hora , dar  sumiço da  aula  de  matemática   , comprar  um  sapato  novo  que  eu  não  agüento  mais  o meu . Vontade  assim  todo  mundo  pode  ver , não  to  ligando  a  mínima . Mas  as outras __ as  três  que  de  repente  vão  crescendo  e  engordando  toda  a  vida __ ah , essas  eu  não  quero  mais  mostrar . De  jeito  nenhum.
                Nem  sei  qual  das  três  me  enrola  mais . Às  vezes  acho  que  é  a  vontade de  crescer  de  uma  vez  e  deixar  de  ser  criança . Outra  hora  acho  que  é  a vontade  de  ter  nascido  garoto  em  vez  de  menina . Mas  hoje  to  achando  que  é a  vontade  de  escrever .
                                                                                                              Lígia  Bojunga

Quem  narra  o  trecho  é :
a)(   ) um  garoto .
b)(   ) uma  menina .
c)(   ) uma  professora .
d)(   ) uma  jovem .

                                               2)O  GATO , O  GALO  E  O   RATINHO
                Um  ratinho  vivia  num  buraco  com  sua  mãe . Depois  de  sair  sozinho  pela primeira  vez , contou  a  ele :
                __ Mãe , você  não  imagina  os  bichos  estranhos  que  encontrei ! Um  era bonito  e  delicado , tinha  o  pelo  muito  macio  e  um  rabo  elegante , um  rabo  que se  movia  formando  ondas . O  outro  era  um  monstro  horrível . No  alto  da  cabeça e  debaixo  do  queixo  ele  tinha  pedaços  de  carne  crua , que  balançavam  quando ele  andava . De  repente  os  lados  do  corpo  dele  se  sacudiram  e  ele  deu  um grito  apavorante . Fiquei  com  tanto  medo  que  fugi  correndo , bem  na  hora  que ia  conversar  um  pouco  com  o  simpático .
                ___ Ah , meu  filho ! __ respondeu  a  mãe __ Esse  seu  monstro  era  uma  ave inofensiva , o  outro  era  um  gato  feroz , que  num  segundo  teria  lhe  devorado .
                                                                                              Esopo

A  moral  adequada  a  essa  fábula  é :
a)(   )Jamais  confie  nas  aparências .
b)(   )Quem  tudo  quer  tudo  perde .
c)(   )Quem  ama  o  feio  bonito  lhe  parece .
d)(   )Uma  boa  ação  ganha  outra .

                                               3)FLORESTA  AMA ZÔNICA
                Um  imenso  tapete  verde  formado  de  árvores . É  assim  que  se  vê  a Amazônia  do  céu.
                Mas  se  formos  chegando  mais  perto , mais  perto  e  mais  perto ( devagarinho  para  não  assustar  ninguém ) teremos  surpresas  entre  as  árvores  da floresta : ali  moram  onças , macacos , araras , tucanos , tamanduás .  ali  nascem plantas  e  flores  raras . Ali  existem  rios  enormes , cheios  de  peixes .
                É  tanta  riqueza  natural  que  o  homem  ainda  nem  conseguiu  descobrir tudo  que  existe  na  Amazônia.
                São  milhões  de  espécies  que  ainda  não  foram  catalogadas , um  tesouro único  no  mundo . Isso  sem  falar  na  cultura  dos  primeiros  habitantes  da  floresta , os  índios , com  quem  cansamos  de  aprender.
No  trecho “Isso   sem  falar  na  cultura  dos  primeiros  habitantes  da  floresta , os índios...” , o  termo  sublinhado  refere-se :
a)(   )a  toda  riqueza  natural  da  Amazônia.
b)(    )à  toda  parte  da  floresta  que  pode  ser  vista.
c)(   )às  diferentes  espécies  de  aves.
d)(   )aos  rios  enormes  cheios  de  peixes.

4)SAÚDE  LANÇA  CAMPANHA  PARA  INCENTIVAR  ALEITAMENTO  MATERNO
Brasília__ Para  marcar  a  17ª  Semana  Mundial  de  Amamentação , que  começa nesta  sexta-feira , o  Ministério  da  Saúde  e  a  Sociedade  Brasileira  de  Pediatria lançam  , às  10h , na  sede  da  Fiocruz , uma  campanha  de  incentivo  ao  aleitamento materno .
                Estudos  revelam  que  as  crianças  amamentadas  tem  menos  chances  de ter  diarréia , pneumonia __ doenças  responsáveis  por  boa  parte  da  mortalidade infantil , principalmente  em  regiões  mais  carentes __ diabetes , câncer  ou  de desenvolver  alergias .
                                                                                                                                                                                                                                                                                                         Agência  Brasil

Na  notícia , qual  é  o  evento  citado  que  iniciará  a  17ª Semana  Mundial  de Amamentação?
a)(   )A  campanha  de  prevenção  ao  câncer  infantil.
b)(   )A  campanha  de  incentivo  ao  aleitamento  materno.
c)(   )A  campanha  de  proteção  contra  várias  doenças.
d)(   )A  campanha  de  esclarecimento  sobre  a  mortalidade  infantil.


                                                               5)SAUDOSA  MALOCA
Se  o  senhô  num  ta  lembrado ,
Dá  licença  de  contá ,
É  que   onde  agora  está
Esse  edifício  arto ,
Era  uma  casa  veia ,
Um  palacete  assombrado.
Foi  aqui  seu  moço ,
Que  eu , Mato  Grosso  e  o  Joça
Construimo  nossa   maloca.
Mas  um  dia , nóis  nem  pode  se  alembrá ,
Veio  os  home  com  as  ferramenta :
O  dono  mando  derrubá.
Peguemo  toda  as  nossas  coisas
E  fumos  pro  meio  da  rua  apreciá  a  demolição...
Que  tristeza  que  nóis  sentia ,
Cada  tauba  que  caía (...)
                               Adoniran  Barbosa

O  verso  que  indica , claramente , que  o  narrador  vai  contar  a  história  é :
a)(   )”Se  o  senhô  num  ta  lembrado , dá  licença  de  contá...”
b)(   )”...esse  edifício  arto  era  uma  casa  veia...”
c)(   )”...Mato  Grosso  e  o  Joça  constuímo  nossa  maloca.”
d)(    )”Peguemo  toda  as  nossas  coisas  e  fumos  pro  meio  da  rua...”

                                                                              6)SAUDADE
                Filisbino  Matoso  andava  que  era  uma  tristeza  só. Não  queria  nada  com  a vida  nem  aceitava  consolo  de  ninguém.
                Quem  passasse  lá  pelas  bandas  do  Sítio  da  Purunga  Sonora  ia  ouvir  os lamentos  do  moço.
                ___Ai ! Como  sofro! Sem  minha  querida  Florisbelta  não  posso  viver . De que  me  vale  este  sítio  com  lago , se  estou  nadando  em  lágrimas ?
                Todos  que  moravam  no  Purunga  Sonora  e  nos  arredores  sabiam  da história  da  Florisbelta . Era  o  grande  amor  de  Filisbino  Matoso . A  choradeira havia  começado  com  o  raiar  do  sol  , quando  a  tal  Florisbelta  sem  avisar ninguém , resolvera  tomar  o  caminho  da  cidade.

Filisbino  estava  triste  porque :
a)(   )detestava  a  vida  no  sítio.
b)(   )choramingava  o  dia  inteiro.
c)(   )tinha  saudades  da  Florisbelta.
d)(   )tinha  saudade  de  Purunga.

No  trecho “A  choradeira  havia  começado  com  o  raiar  do  sol...” ,a  expressão destacada  expressa  idéia  de :
a)(   ) afirmação.
b)(   )lugar.
c)(   ) modo.
d)(   ) tempo.

                                               7)AS  DUAS  PANELAS
                Duas  panelas , uma  de  ferro , orgulhosa , outra  de  barro , humilde , moravam  na  mesma  cozinha;  e  como  estivessem  vazias , a  bocejarem  de vadiação , disse  a  graúda:
                ___ Bela  tarde  para  um  giro  pela  horta! A  cozinheira  não  está , e  até  que venha  teremos  tempo  de  dizer   adeus  à  alface  e  fazer  uma  visita  aos  repolhos. Queres  ir?
                ___ Com  todo  o  prazer! __ respondeu  a  panela  de  barro  lisonjeadíssima da  honrosa  companhia.
                ___ Dá-me  o  braço  então , e  vamo-nos  depressa  antes  que  “ela”  venha.
                Assim  fizeram , e  lá  se  foram  as  duas  desajeitadonas , gingando  os  corpos ventrudos , cheias  de  amabilidades  para  com  as  hortaliças. “Bom  dia , Dona couve!”. “Comendador  Repolho , como  passa ?” , “ Coentrinho , adeus !”
                No  melhor  da  festa , porém a  panela  de  ferro  falseou  o  pé  e  esbarrou na  amiga.
                ___ Ai  que  me  trincas ! __ exclamou  esta .
                ___ Não  foi  nada , não  foi  nada ...
                Uns  passos  mais  e  novo  choque .
                ___ Ai  que  me  desbeiças , amiga !
                ___ Em  casa  arruma-se , não  é  nada .
                Minutos  depois , terceiro  esbarrão , este  formidável.
                ___ Ai !Ai! Ai! Fizeste-me  em  pedaços , ingrata !___ e  a  mísera  panela  de barro  caiu  por  terra  a  gemer  reduzida  a  cacos .
                                                                                              Monteiro  Lobato

Com  base  no  texto , pode-se  afirmar  que  a  panela  de  barro     foi :
a)(   )apressada.
b)(   )ingênua .
c)(   )irresponsável .
d)(   )orgulhosa.

                                                               8) Niterói
                Passear  em  Niterói  pode   ser  muito  divertido  para  as  crianças , principalmente  nos  fins  de  semana , quando  as  barcas  estão  vazias . O  trajeto leva  20  minutos  e  as  saídas  são  entre  6h  e  23h . As  embarcações  tem capacidade  para  2000  pessoas  e  a  passagem  custa  R$3,00 . Este  serviço  regular entre  as  duas  cidades  completou  155  anos  no  mês  passado  e , no  Museu  das Barcas , em  Niterói , foi  organizada  uma  mostra  comemorativa  que  contou  um pouco  de  sua  história.
                                                                              Liliane  Schelb

De  acordo  com  o  texto , os  passeios  em  Niterói  serão  mais  agradáveis  nos  finais de  semana  porque :
a)(   ) há  mais  saídas  à  tarde.
b)(   ) as  barcas  estão  vazias .
c)(   )as  embarcações  tem  capacidade  para  2000  pessoas.
d)(   ) a  viagem  é  mais  longa.


                                               9) ADEUS  PÃOZINHO
                Dois  homens  da  cidade  e  um  da  roça  foram  fazer  uma   peregrinação  a Meca  e  combinaram  que  na  viagem  repartiriam  toda  a  comida  que  levassem . Estavam  ainda  muito  longe  de  sua  cidade  sagrada  quando  constataram  que  só lhes  restava  um  pouco  de  farinha . Então  decidiram  fazer  um  pão . 
                Enquanto  o  matuto  assava  a  massa , os  dois  citadinos  se  afastaram  para confabular  . “O  pãozinho  que  sair  daquele  forno  não  vai  dar  para  três” , um deles  cochichou . “Precisamos  bolar  um  plano” , declarou  o  outro.
                Muitos  depois  foram  falar  com  seu  companheiro  de  viagem. “Você  já deve  ter  percebido  que  esse  pão  é  pequeno  demais  para  alimentar  todos  nós” , disse-lhe  o  primeiro  citadino. “Assim  propomos  deixá-lo  intacto  até  a  amanhã , e então , quem  tiver  tido  o  sonho  mais  extraordinário , o  comerá  sozinho” , o segundo  citadino  explicou.
                O  matuto  concordou , mas , depois  que  os  dois  pegaram  no  sono , levantou-se , comeu  o  pão  inteirinho  e  foi  dormir  de  barriga  cheia.
                Na  manhã  seguinte  acordou  e  ouviu  os  espertalhões  cochicharem. “Vou dizer  que  sonhei  que  dois  anjos  me  levaram  para  o  céu” , um  deles  falou. “E  eu , que  dois  anjos  me  levaram  para  o  inferno” , afirmou  o  outro.
                Então  o  caipira  fingiu  que  acabava  de  despertar  e  lhes  perguntou , com ar  de  espanto :”Ué ,  vocês  voltaram?”
                __ “Como  assim?”
                __ “Ora , eu  sonhei  que  dois  anjos  levaram  um  de  vocês  para  o  céu  e mais  dois  levaram  o  outro  para  o  inferno. Como  não  esperava  que  voltassem , comi  o  pão  sozinho!”

“Precisamos  bolar  um  plano”.Quem  diz  essa  frase  no  texto  é :
a)(   ) o  matuto.
b)(   ) um  dos  citadinos.
c)(   ) o  narrador.
d)(   ) dois  homens  da  cidade.

Essa  história  se  passa :
a)(   ) na  cidade  de  Meca.
b)(   ) na  roça.
c)(   ) numa  cidade  sagrada.
d)(   ) no  caminho  para  Meca.

Numere  os  fatos  na  ordem  em  que  foram  narrados  no  texto :
(   ) Decidiram  fazer  um  pão , mas  não  dava  para  os  três.
(   ) O  matuto  era  mais  esperto  e  comeu  o  pão  sozinho.
(   ) Dois  homens  da  cidade  e  um  da  roça  partiram  para  Meca  dividindo  toda  a comida.
(   ) os  dois  homens  da  cidade  resolveram  enganar  o  caipira  para  comerem  o pão.

Agora , marque  a  resposta  correta :
a)(   ) 2 , 1 , 3 , 4
b)(   ) 1 , 2 , 3 , 4
c)(   ) 2 , 4 , 1 , 3
d)(   ) 3 , 4 , 2 , 1


AVALIAÇÃO   DE   LÍNGUA    PORTUGUESA
1)      Leia o poema para responder  à questão:
Pássaros
As  mãos que  dizem adeus  são  pássaros
Que vão  morrendo  lentamente...
Mário  Quintana
O  poeta  compara  as  mãos  que  dizem  adeus  com:
a)       (   )a  morte  das  pessoas.
b)      (   ) a  morte  dos  pássaros.
c)       (   ) outras  mãos.
d)      (   ) a  vida  dos  pássaros.

2)Leia o poema:
Sem  barra
Enquanto  a  formiga
Carrega a  comida
Para o formigueiro
A  cigarra  canta,
Canta  o  dia  inteiro.

A  formiga  é  só trabalho.
A  cigarra  é  só  cantiga.

Mas  sem  a  cantiga
Da  cigarra
Que distraí da  fadiga
Seria  uma  barra 
O  trabalho  da  formiga.
Elias  José

De  acordo  com  o  poema,  o  canto  da  cigarra  é:
a)(   )valorizado  porque  ela  canta  bem.
b)(   )valorizado  porque  ela  distraí  a  formiga  do  cansaço.
c)(   )desvalorizado  porque é inútil  para   a  formiga.
d)(   )desvalorizado  porque  atrapalha  a  formiga.

A  repetição  da  palavra  “só”  na  2ª  estrofe  :
a)(   )demonstra  a  rivalidade  da  cigarra  e  a  formiga.
b)(   )indica  que  a  cigarra   e  a   formiga  são  solitárias.
c)(   )reforça  as  diferenças  entre  a  cigarra  e  a  formiga.
d)(   )mostra  que  a  formiga  se  incomoda  com  a  cigarra.

3)Leia  o  texto:
               Pescaria
Um  homem
Que  se  preocupava  demais 
Com  as  coisas  sem  importância
Acabou  ficando  com  a  cabeça  cheia  de  minhocas
Um  amigo  lhe  deu  então  uma  idéia
De  usar  as  minhocas
Numa  pescaria
Para  se  distrair  das  preocupações.
O homem  se  distraiu  tanto
Pescando
Que  sua  cabeça  ficou  leve
Como  um  balão
E  foi  subindo  pelo  ar
Até  sumir  nas  nuvens.
Onde será  que  foi  parar?
Não  sei
Nem  quero  me  preocupar  com  isso.
Vou  mais  é  pescar.
                                                      José  Paulo  Paes
No  verso”acabou  ficando  com  a  cabeça  cheia  de  minhocas  a expressão  grifada  poderia  ser  substituída  por:
a)(   )minhocas  penduradas  nos  cabelos.
b)(   )muitas  dores  na  cabeça.
c)(   )a  cabeça  cheia  de  preocupações.
d)(   )muitas  preocupações  com  as  minhocas.

A  cabeça  do  homem  ficou  leve. A  pescaria  contribuiu  para  ele:
a)(   )livrar-se  dos  problemas.
b)(   )livrar-se  das  minhocas.
c)(   )aprender  a  pescar.
d)(   )esquecer  quem  ele  era.

4)Leia  o  texto  para  responder  à  questão:
                                       As  abelhas
                                                                      Vinícius  de  Moraes
A  aaaaaaabelha   mestra
E  aaaaaaas   abelhinhas.
Estão  tooooooodas  prontinhas.
Para  iiiiiiir  para  a  festa.
Nun  zune  que  zune
Lá  vão  pro  jardim.
Brincar  com  a  cravina.
Valsar  com  o  jasmim.
Da  rosa  pro  cravo
Do  cravo  pra  rosa
Da  rosa  pro  favo
Volta pro  cravo.
Venham  ver  como  dão  mel
As  abelhinhas  do  céu.

No  poema  o  poeta  fala  das  abelhas  como  se  elas  fossem:
A)(   )crianças  brincando.
b)(   )insetos  que  picam.
c)(   )animais  sem  sentimentos.
d)(   )flores  do  jardim.

5)Na  frase  “O  menino  era  infeliz”  ,a  palavra  feliz  ganhou  um  prefixo IN  que dá um  sentido  contrário  à  palavra  original  (feliz-não  feliz).Esse caso  também  pode  ser  observado  na  formação  da  seguinte  palavra:
a)(   )invenção.
b)(   )insatisfeito.
c)(   )indigno.
d)(   )inteligência.

6)Leia  o  texto  para  responder  à  questão:
                                       Enquanto  peixe-martelo
                                       Bate: toque,toque,toque
                                       Peixe-serra  vai  serrando:
                                       Roque,roque,roque,roque.
                                                                      Milton  Camargo

No  poema  ,  as  repetições  das  palavras  “toque”  e  “roque”:
a)(   )imitam  os  sons  dos  instrumentos  martelo  e  serra.
b)(  )explicam  os  nomes  de  dois  tipos  de  peixes.
c)(   )valorizam  o  uso  dos  instrumentos  martelo  e  serra.
d)(   )tornam  o  poema  cansativo.

7)Leia  o  texto  e  responda  à  questão:
                       O  RIO  TIETÊ
O  Rio  Tietê  percorre  o  estado  de  São  Paulo  de  leste  a  oeste.Nasce em  Salesópolis, na  Serra  do  Mar, a  840metros  de  altitude  e  não consegue  vencer os  picos  rochosos  rumo  ao  litoral.Por  isso,  ao contrário  da  maioria  dos  rios  que  correm  para  o  mar, segue  para  o interior, atravessa  a  Região  Metropolitana  de  São  Paulo  e  percorre 1100  quilômetros  , até  o  município  de  Itapura, em  sua  foz  no  rio Paraná,  na  divisa  com  o  Mato  Grosso  do  Sul.

O  rio  Tietê  nasce:
a)(   )no  litoral  do  estado  de  São  Paulo.
b)(   )na  região  Metropolitana  de  São  Paulo.
c)(   )na  cidade  de  Salesópolis, em  São  Paulo.
d)(   )no  estado  do  Mato  Grosso  do  Sul.

8)Leia:
                               O  gato  pode  ficar
Alívio  para  os  donos  de  gatos.Cientistas  da  Universidade  da  Califórnia(EUA) acreditam  ter  descoberto  uma  maneira  de  acabar  com  a  alergia  aos  felinos.Eles associaram  uma  proteína  humana  com  uma  proteína  do  bichano  e  criaram  uma espécie  de  vacina  contra  o  problema.Deu  certo.mas  o  experimento,  por enquanto  se  limitou  a  ratos.
                                                                                                                         Revista  Isto  É
A  palavra  destacada  no  trecho “Eles  associaram  uma  proteína  humana”  refere-se aos:
a)(   )gatos
b)(   )cientistas
c)(   )donos
d)(   )felinos

9)Leia:
                                                               Na  esquina
Um  guarda  estava  correndo  atrás  de  um  ladrão.Quando  o  ladrão  virou  a esquina,  o  guarda  o  perdeu  de  vista  e  perguntou  para  um  homem  que  estava parado  ali  perto:
_Por   favor  ,o  senhor  viu  se  alguém  dobrou  a  esquina?
_Não  sei,  quando  cheguei  aqui  ela  já  estava  dobrada.
O  traço  de humor  do  texto  está  indicado  na:
a)(   )corrida  do  guarda.
b)(   )pergunta  do  guarda.
c)(   )resposta  do  homem.
d)(   )fuga  do  ladrão.
10) Leia o  texto  a  seguir:
                                               Pequenos  tormentos  da  vida
De  cada  lado  da  sala  de  aula, pelas  janelas  altas, o  azul  convida  os  meninos, as nuvens  desenrolam-se  lentamente, como  quem  vai  inventando  preguiçosamente uma  história  sem  fim...Sem  fim  é  a  aula: e  nada  acontece, nada...Bocejos  e moscas.Se  ao  menos,pensa  Lili,  um  avião  entrasse  pela  janela  e  saísse  pela outra.

                                                                                              Mário  Quintana
O  texto  dá  a  impressão  que  Lili  está:
a)(   )imaginando  coisas  durante  a  aula.
b)(   )prestando  atenção  na  aula.
c)(   )esperando  um  avião  chegar.
d)(   )conversando  com  os  colegas.
11)Leia:
                                                               As  saídas  da  caverna
Um  menino  estava  numa  caverna  com  três  saídas. Na  primeira  havia  muitos morcegos, na  segunda  muitas  abelhas  e  na  terceira  dois  leões  mortos  de  fome. Por  qual  saída  ele  fugiu?
_Pela  terceira, pois  os  leões  estavam  mortos  mesmo.
                                                                              Revista  Recreio
O  traço  de  humor   do  texto  está:
a)(  ) no  sentido  dado  no  texto à  expressão  “mortos  de  fome”.
b)(   )na  existência  de  muitos  morcegos  e  abelhas.
c)(   )na  pergunta  sobre  a  possibilidade  de  fuga  do menino.
d)(   )no  fato  de o  menino  estar  preso  numa  caverna.