quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Formatação para livros

Para professores que querem criar livros com as produções de texto de seus alunos aí vai algumas dicas de formatação de livros:

Há três formatos básicos de impressão, o A5, o A4 e o 16 cm x 23 cm, sendo os mais usados o A5 (14 cm x 21 cm) – formato tradicional de livro – e o A4 (21 cm x 29,7 cm).
As referências para margeamento e formatação de página são as seguintes:
Livro A5
Papel para formatação básica: tamanho carta (216 mm por 279 mm)
Margens:
Direita – 6 cm
Esquerda – 6 cm
Superior – 3 cm
Inferior – 8 cm
Livro A4
Papel para formatação básica: tamanho A4 (210 mm por 297 mm)
Margens:
Direita – 3cm
Esquerda – 3 cm
Superior – 3 cm
Inferior – 3 cm
Recomendações Gerais
Espaço entrelinhas: simples ou 1,5.
Fontes: Times New Roman 12 é o mais usado.
Parágrafos: Usa-se um recuo de 2 cm (formato europeu); também pode-se simplesmente deixar um espacejamento de uma linha após o parágrafo, sem recuo de 2 cm nesse caso. Em ambos os casos, justifica-se (de ambos os lados) o texto em geral.
Capítulos: Cada capítulo deve sempre iniciar numa página ímpar, mesmo que a par anterior fique totalmente em branco (norma da ABNT, para livros).
Sumário: Usa-se um sumário, nas primeiras páginas do livro (quando no final, se chama índice e pode ser feito para tabelas, fotos, gráficos, autores citados, etc.).
Referências e citações: Deve-se seguir as normas de citação e referência constantes deste site, conforme as prescreve a ABNT.
Capas: Venha com uma idéia ou algumas fotos se quiser (se elas vierem já digitalizadas, o ideal é que possuam uma definição de pelo menos 600 dpi). Há bastante flexibilidade para criação de capas, mas isso fica para um momento posterior do processo de edição.