quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Avaliação 4º - 5º ano

Leia o texto 1:
A galinha dos ovos de ouro
                                                                                                                 (Esopo)
Certa manhã, um fazendeiro descobriu que sua galinha tinha posto um ovo
de ouro. Apanhou o ovo de ouro, correu para casa, mostrou-o à mulher, dizendo:
- Veja! Estamos ricos!
Levou o ovo ao mercado e vendeu-o por um bom preço.
Na manhã seguinte, a galinha pôs outro ovo de ouro, que o fazendeiro vendeu pelo melhor preço. E assim aconteceu durante muitos dias. Mas, quanto mais rico ficava o fazendeiro, mais dinheiro queria. E pensou:
- Se esta galinha põe ovos de ouro, dentro dela deve haver um tesouro!"Matou a galinha e, por dentro, ela era igual a qualquer outra.
Moral: Quem tudo quer tudo perde.

1- No trecho “Levou o ovo ao mercado e vendeu-o por um bom preço”, a palavra sublinhada refere-se à:  (A)  Bom        (B) mercado           (C) ovo           ( D) preço

2- O homem ficou rico porque:
(A) Apanhou o ovo, correu para casa e mostrou a esposa.
(B) Descobriu que tinha no quintal uma galinha que botava ovos.
(C) Matou uma galinha que tinha um tesouro dentro da barriga.
(D) Vendeu ovos de ouro no mercado durante vários dias.

3- O ponto de exclamação em “Estamos ricos” indica que o fazendeiro está
(A) Irritado             (B) surpreso            (C) tranqüilo               (D) triste

4- A história trata, principalmente, da
(A) esperteza          (B) ignorância          (C ) ganância         (D) maldade

5- O fazendeiro resolveu matar a galinha porque:
(A) Achou que ela escondia um tesouro                     (B) Descobriu que ela botava ovos comuns
(C) Percebeu que ela era igual às outras galinhas     (D) Vendeu o segundo ovo por melhor preço

6- O fazendeiro acreditou que dentro da galinha havia
(A) Carne               (B) Ovos                      (C) dinheiro            (D) tesouro

7- A fonte de renda do fazendeiro terminou quando ele:
(A) resolveu vender os ovos de ouro.                 (B) tentou descobrir o que havia dentro da gansa.
(C) pensou ter encontrado um tesouro.               (D) vendeu a gansa.

Leia o texto 2
“Canção de inverno”
“Cai a neve, de mansinho...
Cai a neve em meus cabelos,
Que eram de ouro e são de luar.”
                         (Helena Kolody)

8- O que eram de ouro e hoje são de luar?
(A) A neve   (B) Os cabelos   (C) a juventude     (D) A noite

9- A expressão “eram de ouro” significa que os cabelos eram:
(A) Caros     (B) claros          (C) louros       (D) raros 

10- A expressão “são de luar” significa
(A) Brilhantes              (B) escuros                  (C) grisalhos            (D) negros

11- O nome do texto Canção de inverno significa qual fase da vida de uma pessoa?
(A) Adolescência        (B) Adulta                     (C) Infância                   (D) Velhice

Leia o texto 3

12- O que Fernando precisou para escrever este cartão?
(A) Caneta e folha branca
(B) Lápis e borracha
(C) Uma máquina fotográfica
(D) Um computador com internet

13- Qual o motivo do envio do cartão?
(A) Demonstrar como gosta da Andreza
(B) Cumprimentá-la pelo aniversário
(C) Avisá-la que já sabe mandar e-mail
(D) Dar os parabéns pelo sucesso
14- Andreza e Fernando são:
(A) Irmãos            (B) primos              (C) vizinhos           (D) amigos

Leia o texto 4
Crianças que dormem pouco correm mais risco de serem obesas
As crianças que dormem menos de 12 horas e vêem demasiada televisão tem maior tendência para ter um peso excessivo antes da idade escolar, de acordo com um estudo realizado pela Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos.

15- De acordo com esse texto, crianças antes da idade escolar:
(A) assistem à televisão por 12 horas.                     
(B)devem diminuir a quantidade de sono.
(C)podem ficar obesas se dormirem pouco e assistirem muito à TV.
(D) têm maior tendência a gostar de dormir em frente à TV

Leia o texto 5
Desejo de genro
— Sogrinha, eu gostaria muito que a senhora fosse uma estrela.
— Quanta gentileza, genrinho. Mas por que você fala assim?
— Porque a estrela mais próxima está a milhões e milhões de quilômetros da Terra.
Calendário 2008 – Ed. Boa Nova Com. LivrosReligiosos Ltda. – EPP

16- O que dá um tom divertido a esse texto?
A) A existência de estrelas a milhões de quilômetros do planeta Terra.
B) A gentileza do genro com a sua “sogrinha”, coisa rara de acontecer.
C) O genro chamar a sua sogra de “sogrinha” e querer que ela fosse uma estrela.
D) O genro comparar a distância das estrelas à distância que quer ter da sogra.

17- No trecho:”Mas por que você fala assim?” a palavra destacada está escrita separada
(A) Pois trata-se de uma resposta.
(B) Por estar acompanhada da palavra mas.
(C) Porque é uma pergunta.
(D) Porque o autor quis escrever assim.

Leia o texto 6                                            Feijoada
Nasceu nas senzalas que abrigavam os escravos no Rio de Janeiro no final do século XIX.
Quando os nobres matavam um porco, os restos indesejados – pés, orelhas, rabo e tripas – eram dados aos escravos. Eles misturavam tudo isso ao feijão durante o cozimento e colocavam farinha assada por cima antes de comer.
                                                                     DUARTE, Marcelo. O guia dos curiosos. Companhia das Letras.

18- A finalidade desse texto é:
A) convidar para uma feijoada.                               B) divulgar uma feijoada.
C) ensinar a fazer uma feijoada.                             D) informar sobre a origem da feijoada.

19- De acordo com o texto por que os nobres  davam aos escravos os pedaços de porco?
(A) Para agradá-los para que trabalhassem felizes        (C) Porque não desejavam aquelas partes do porco
(B) Para enriquecer o feijão dos escravos               (D) Porque eram pessoas boas e gentis

20- A feijoada era comida pelos escravos acompanhada de:
(A) Arroz e farinha seca                                   (B) Farofa de mandioca
(C) Farinha assada                                          (D) Couve e laranja

21- No trecho: “Eles misturavam tudo isso ao feijão durante o cozimento e colocavam farinha assada
por cima antes de comer”. A palavra destacada refere-se a:
(A) A feijoada             (B) Aos nobres           (C) Aos escravos        (D) Aos curiosos

Leia o texto 7
21) Observe a seguinte frase: O saco plástico foi jogado por banhistas. O diminutivo da palavra destacada é:
a)(     )sacolão                     b)(     ) saquinho                 c)(     ) sacola

22) “Carol é uma menina muito medrosa”, o adjetivo desta frase é:
a)(     ) Medrosa                       b)(     ) menina                   c)(     ) muito                    

23) Observe a seguinte frase: Carol correu para um lugar distante.  O sinônimo da palavra destacada é:
a)(     ) perto                        b)(     ) longe

Leia o texto 8:                                                
 Pão de queijo
 Ingredientes
2 ½ xícaras de polvilho doce
½ xícara de polvilho azedo
1 xícara de leite
¾ xícara de óleo
1 xícara de queijo parmesão ou minas
3 ovos inteiros
1 colher de chá de sal

Modo de preparo
Bata tudo no liquidificador, menos o queijo;
Despeje tudo em uma vasilha e misture com o queijo já ralado;
Leve ao forno em forminhas de empada untada por 20 minutos.

 Carla Pernambuco. Juju na cozinha do Carlota: 29 receitas muito fáceis para crianças. São Paulo: Caramelo, 2004. p

24) Essa receita serve para:
(A) orientar o preparo de alimentos
(B) indicar quais remédios um paciente deve tomar
(C) mostrar como se monta um brinquedo

25) Quais são as partes em que nossa receita está divida
(A) Inicio, meio e fim       
(B) título, ingredientes e modo de preparo   

(C) título, conteúdo e autor