Leia o texto 1:
A galinha dos ovos de ouro
(Esopo)
Certa
manhã, um fazendeiro descobriu que sua galinha tinha posto um ovo
de
ouro. Apanhou o ovo de ouro, correu para casa, mostrou-o à mulher, dizendo:
-
Veja! Estamos ricos!
Levou
o ovo ao mercado e vendeu-o por um bom preço.
Na
manhã seguinte, a galinha pôs outro ovo de ouro, que o fazendeiro vendeu pelo
melhor preço. E assim aconteceu durante muitos dias. Mas, quanto mais rico
ficava o fazendeiro, mais dinheiro queria. E pensou:
-
Se esta galinha põe ovos de ouro, dentro dela deve haver um tesouro!"Matou
a galinha e, por dentro, ela era igual a qualquer outra.
Moral:
Quem tudo quer tudo perde.
1- No trecho “Levou o ovo ao mercado e vendeu-o por um bom preço”, a palavra
sublinhada refere-se à: (A) Bom
(B) mercado (C) ovo ( D) preço
2- O
homem ficou rico porque:
(A)
Apanhou o ovo, correu para casa e mostrou a esposa.
(B)
Descobriu que tinha no quintal uma galinha que botava ovos.
(C)
Matou uma galinha que tinha um tesouro dentro da barriga.
(D)
Vendeu ovos de ouro no mercado durante vários dias.
3- O
ponto de exclamação em “Estamos ricos” indica que o fazendeiro está
(A)
Irritado (B) surpreso (C) tranqüilo (D) triste
4- A
história trata, principalmente, da
(A) esperteza (B) ignorância (C ) ganância (D) maldade
5- O
fazendeiro resolveu matar a galinha porque:
(A)
Achou que ela escondia um tesouro (B) Descobriu que ela
botava ovos comuns
(C)
Percebeu que ela era igual às outras galinhas (D) Vendeu o segundo ovo por melhor preço
6- O
fazendeiro acreditou que dentro da galinha havia
(A)
Carne (B) Ovos (C) dinheiro (D) tesouro
7- A fonte de renda do fazendeiro terminou quando ele:
(A) resolveu
vender os ovos de ouro. (B) tentou descobrir o que havia
dentro da gansa.
(C) pensou ter
encontrado um tesouro. (D) vendeu a gansa.
Leia o
texto 2
“Canção
de inverno”
“Cai
a neve, de mansinho...
Cai
a neve em meus cabelos,
Que
eram de ouro e são de luar.”
(Helena Kolody)
8- O
que eram de ouro e hoje são de luar?
(A)
A neve (B) Os cabelos (C) a
juventude (D) A noite
9- A
expressão “eram de ouro” significa
que os cabelos eram:
(A) Caros
(B) claros (C) louros (D) raros
10- A
expressão “são de luar” significa
(A)
Brilhantes (B) escuros (C) grisalhos (D) negros
11- O
nome do texto Canção de inverno significa qual fase da vida de uma pessoa?
(A) Adolescência
(B) Adulta (C) Infância (D) Velhice
Leia o
texto 3
12- O
que Fernando precisou para escrever este cartão?
(A)
Caneta e folha branca
(B)
Lápis e borracha
(C) Uma
máquina fotográfica
(D) Um
computador com internet
13-
Qual o motivo do envio do cartão?
(A)
Demonstrar como gosta da Andreza
(B)
Cumprimentá-la pelo aniversário
(C)
Avisá-la que já sabe mandar e-mail
(D) Dar
os parabéns pelo sucesso
14-
Andreza e Fernando são:
(A)
Irmãos (B) primos (C) vizinhos (D) amigos
Leia o
texto 4
Crianças
que dormem pouco correm mais risco de serem obesas
As crianças que dormem menos de 12 horas e vêem demasiada
televisão tem maior tendência para ter um peso excessivo antes da idade
escolar, de acordo com um estudo realizado pela Escola de Medicina de Harvard,
nos Estados Unidos.
15- De
acordo com esse texto, crianças antes da idade escolar:
(A)
assistem à televisão por 12 horas.
(B)devem
diminuir a quantidade de sono.
(C)podem
ficar obesas se dormirem pouco e assistirem muito à TV.
(D) têm
maior tendência a gostar de dormir em frente à TV
Leia o
texto 5
Desejo
de genro
—
Sogrinha, eu gostaria muito que a senhora fosse uma estrela.
—
Quanta gentileza, genrinho. Mas por que você fala assim?
—
Porque a estrela mais próxima está a milhões e milhões de quilômetros da Terra.
Calendário 2008 – Ed. Boa
Nova Com. LivrosReligiosos Ltda. – EPP
16- O
que dá um tom divertido a esse texto?
A) A
existência de estrelas a milhões de quilômetros do planeta Terra.
B) A
gentileza do genro com a sua “sogrinha”, coisa rara de acontecer.
C) O
genro chamar a sua sogra de “sogrinha” e querer que ela fosse uma estrela.
D) O
genro comparar a distância das estrelas à distância que quer ter da sogra.
17- No
trecho:”Mas por que você fala
assim?” a palavra destacada está escrita separada
(A)
Pois trata-se de uma resposta.
(B) Por
estar acompanhada da palavra mas.
(C)
Porque é uma pergunta.
(D)
Porque o autor quis escrever assim.
Leia o
texto 6 Feijoada
Nasceu
nas senzalas que abrigavam os escravos no Rio de Janeiro no final do século
XIX.
Quando
os nobres matavam um porco, os restos indesejados – pés, orelhas, rabo e tripas
– eram dados aos escravos. Eles misturavam tudo isso ao feijão durante o
cozimento e colocavam farinha assada por cima antes de comer.
DUARTE, Marcelo. O guia dos curiosos. Companhia das
Letras.
18- A
finalidade desse texto é:
A)
convidar para uma feijoada. B) divulgar uma
feijoada.
C)
ensinar a fazer uma feijoada. D) informar sobre
a origem da feijoada.
19- De
acordo com o texto por que os nobres davam
aos escravos os pedaços de porco?
(A)
Para agradá-los para que trabalhassem felizes (C) Porque não desejavam aquelas partes
do porco
(B) Para
enriquecer o feijão dos escravos (D) Porque eram pessoas boas e gentis
20- A
feijoada era comida pelos escravos acompanhada de:
(A)
Arroz e farinha seca (B) Farofa
de mandioca
(C)
Farinha assada (D) Couve e laranja
21- No
trecho: “Eles misturavam tudo
isso ao feijão durante o cozimento e colocavam farinha assada
por
cima antes de comer”. A palavra destacada refere-se a:
(A) A
feijoada (B) Aos nobres (C) Aos escravos (D) Aos curiosos
Leia o
texto 7
21) Observe
a seguinte frase: O saco plástico foi jogado por banhistas. O
diminutivo da palavra destacada é:
a)( )sacolão
b)( ) saquinho
c)( ) sacola
22) “Carol é uma menina muito medrosa”, o adjetivo desta frase é:
a)( ) Medrosa b)( ) menina c)( ) muito
23) Observe a seguinte frase: Carol correu para um lugar distante. O sinônimo da palavra destacada é:
a)( ) perto b)( ) longe
22) “Carol é uma menina muito medrosa”, o adjetivo desta frase é:
a)( ) Medrosa b)( ) menina c)( ) muito
23) Observe a seguinte frase: Carol correu para um lugar distante. O sinônimo da palavra destacada é:
a)( ) perto b)( ) longe
Leia o
texto 8:
Pão de queijo
Ingredientes
2 ½
xícaras de polvilho doce
½
xícara de polvilho azedo
1
xícara de leite
¾
xícara de óleo
1
xícara de queijo parmesão ou minas
3 ovos
inteiros
1
colher de chá de sal
Modo de
preparo
Bata
tudo no liquidificador, menos o queijo;
Despeje
tudo em uma vasilha e misture com o queijo já ralado;
Leve ao
forno em forminhas de empada untada por 20 minutos.
Carla Pernambuco. Juju na cozinha do Carlota: 29
receitas muito fáceis para crianças. São Paulo: Caramelo, 2004. p
24) Essa
receita serve para:
(A)
orientar o preparo de alimentos
(B)
indicar quais remédios um paciente deve tomar
(C)
mostrar como se monta um brinquedo
25)
Quais são as partes em que nossa receita está divida
(A)
Inicio, meio e fim
(B)
título, ingredientes e modo de preparo
(C)
título, conteúdo e autor