Escola M. “Alice Cândida dos Santos”
O CADERNO
Sou eu que vou seguir você
do primeiro rabisco até o bê-a-bá
em todos os desenhos coloridos vou estar
a casa, a montanha, duas nuvens no céu
e um sol a sorrir no papel
Sou eu que vou ser seu colega,
seus problemas ajudar a resolver
te acompanhar nas provas bimestrais, você vai ver
Serei de você confidente fiel,
se seu pranto molhar meu papel.
Sou eu que vou ser seu amigo,
Vou lhe dar abrigo, se você quiser
Quando surgirem seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá num feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel.
O que está escrito em mim comigo
Ficará guardado, se lhe dá prazer
A vida segue sempre, o que se há de fazer
Só peço a você um favor, se puder
Não me esqueça num canto qualquer.
Sou eu que vou seguir você
do primeiro rabisco até o bê-a-bá
em todos os desenhos coloridos vou estar
a casa, a montanha, duas nuvens no céu
e um sol a sorrir no papel
Sou eu que vou ser seu colega,
seus problemas ajudar a resolver
te acompanhar nas provas bimestrais, você vai ver
Serei de você confidente fiel,
se seu pranto molhar meu papel.
Sou eu que vou ser seu amigo,
Vou lhe dar abrigo, se você quiser
Quando surgirem seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá num feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel.
O que está escrito em mim comigo
Ficará guardado, se lhe dá prazer
A vida segue sempre, o que se há de fazer
Só peço a você um favor, se puder
Não me esqueça num canto qualquer.
Toquinho. CD Casa de Brinquedos. Polygran, 1995
1) Trabalhando
o Texto:
a) Circule os pares de rimas presentes.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
b) O texto "O caderno" está organizado em____ estrofes com____ versos cada. Agora responda: Que tipo de texto é?
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
a) Circule os pares de rimas presentes.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
b) O texto "O caderno" está organizado em____ estrofes com____ versos cada. Agora responda: Que tipo de texto é?
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
c) O
personagem principal do texto é: (A) a escola
(B) o caderno (C) o dono do
caderno Ilustre- o.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
d)Relacione os sentimentos e virtudes entre o caderno e seu dono:
(a) Companheirismo ( ) “Sou eu que vou ser seu amigo”
(b)Solidariedade ( )”Seus problemas ajudar a resolver”, “Vou lhe dar abrigo se você
d)Relacione os sentimentos e virtudes entre o caderno e seu dono:
(a) Companheirismo ( ) “Sou eu que vou ser seu amigo”
(b)Solidariedade ( )”Seus problemas ajudar a resolver”, “Vou lhe dar abrigo se você
quiser”
(c) Tristeza ( ) “Serei sempre seu confidente fiel”, “O que está escrito em mim
(c) Tristeza ( ) “Serei sempre seu confidente fiel”, “O que está escrito em mim
comigo/Ficará
guardado se lhe dá prazer”
(d) Amizade ( ) “Sou eu que vou seguir você/Do primeiro rabisco até o bê-a-bá”
(e) Fidelidade ( ) ”Sofrer também nas provas bimestrais junto a você”, “Não me
(d) Amizade ( ) “Sou eu que vou seguir você/Do primeiro rabisco até o bê-a-bá”
(e) Fidelidade ( ) ”Sofrer também nas provas bimestrais junto a você”, “Não me
esqueça
num canto qualquer”
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
e) Se o seu caderno pudesse falar o que acha que ele diria a você? Justifique:
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
f) Em sua opinião, o relacionamento entre colegas e
amigos deve ser assim, como o caderno e seu dono? Por quê?------------------------------------------------------------------------------------------------------------
e) Se o seu caderno pudesse falar o que acha que ele diria a você? Justifique:
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2) Gramática:
a) Classifique as palavras quanto a tonicidade
Você – caderno – desenhos – ajudar – feroz – último – matemática...
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
b) A sílaba................................... é aquela pronunciada com maior intensidade(força).
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
c) Separe as palavras em sílabas e circule a sílaba tônica.
a) caderno: b) desenhos: c) montanha: d) nuvens: e) primeiros: f) carrossel:
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
4) Pense em algo de que goste muito. Pode ser um objeto, um animal de estimação, uma flor, um jogo ou um brinquedo. Faça um desenho dele e escreva como ele é importante para você, como o ganhou ou o comprou quem lhe deu e quando.
Escreva também todos os sentimentos e idéias que ele desperta em você, além de todas as suas características.