segunda-feira, 28 de julho de 2014

A onça e a raposa

A raposa e a onça
                                                                                 Henriqueta Lisboa
A onça queria muito pegar a raposa.
Um dia, a onça chegou de repente e a raposa pensou:
___Estou perdida, ela vai me comer.
Mas logo a raposa teve uma ideia! Pegou um cipó e disse à onça:
 ___Ouvi dizer que vem por aí uma grande ventania. Vou me amarrar nesta árvore. Por favor, você pode me ajudar?
A onça acreditou na mentira da raposa e ordenou:
___Nada disso! Você vai me amarrar primeiro.
A esperta raposa amarrou bem a onça e disse:
___Fique aí esperando o vento. Vou-me embora!


1-  Numere de acordo com o texto:
(    ) A raposa foi embora.
(    ) A raposa inventou uma mentira para a onça.
(    ) A onça queria pegar a raposa.
(    ) A onça acreditou na mentira da raposa.

2 – O que a onça queria?
3 – De que a raposa ficou com medo?
4 – Por que a raposa inventou  uma mentira para a onça?
5 _ Qual foi a mentira que a raposa inventou para a onça?
6 – A raposa conseguiu enganar a onça? Escreva como foi.
7 – “Estou perdida...” Esta frase se refere a qual personagem do texto?
6 – Passe a frase para o plural”A onça queria muito pegar a raposa.”
7 – Retire do texto palavras com:
a) encontro vocálico                               b) encontro consonantal
c) adjetivo para a raposa e ventania      d) substantivo comum
e) palavras dissílabas                             f) palavras monossílabas
g) palavras polissílabas                          h) palavras trissílabas

h) hiato                                                   g) ditongo