Era uma vez um homem muito velho que, por não ter muito o
que fazer, ficava pescando num lago.
Era uma vez um menino muito novo que também não tinha muito o que fazer e
ficava pescando no mesmo lago. Um dia, os dois se encontraram, lado a lado na
pescaria, e no mesmo momento, exatamente no mesmo instante, sentiram aquela
puxadinha que indica que o peixe mordeu a isca. O menino puxou com força e
precisão. O velho usou mais precisão e menos força.
Quando apareceram os respectivos peixes, a decepção:
o peixe do menino era muito velho e o peixe do velho era muito novo! O velho
disse para o menino: - Você não pode pescar esse peixe tão velho! Deixe que ele
viva o pouco de vida que lhe resta. O menino respondeu:- E o que você vai fazer
com este peixe tão novo? Ele é tão pequeno... deixe que ele viva mais um pouco!
O velho e o menino olharam um para o outro e, sem perder tempo, jogaram os
peixes no lago. Ficaram amigos e agora, quando não têm muito o que fazer, vão
até o lago, cumprimentam os peixes e matam o tempo jogando conversa fora.
Compreensão do Texto
1. Os personagens foram apresentados no primeiro
parágrafo. O que eles tinham em comum? O que tinham de diferente?
-----------------------------------------------------------------------
2. Qual o motivo levou ambos a devolverem os peixes ao
lago?
----------------------------------------------------------------------
3. Ao sentir o peixe morder a isca, o menino puxou com
força e precisão e o velho usou mais precisão e menos força. Por quê?
-----------------------------------------------------------------------
4. Retire do texto a parte que indica a fala do menino:
-----------------------------------------------------------------------
5. O que o menino e o velho fazem agora quando
não têm muito o que fazer?
-----------------------------------------------------------------------
1. Quantos parágrafos têm o texto?
-----------------------------------------------------------------------
2. Observa a frase: “O peixe do menino era
muito velho e o peixe do velho era muito novo!” Reescreve a frase, colocando-a
no singular.
-----------------------------------------------------------------------
3. Invente uma frase com cada palavra.
a) velho
(?)
b) novo
(!)
c) peixe (.)
-----------------------------------------------------------------------
4. Classifique as seguintes palavras:
a) Os:
b)peixe: c)
mordeu: d) novo
-----------------------------------------------------------------------
5. Reescreve a frase substituindo as palavras
sublinhadas por um pronome pessoal:
“O velho e o menino jogaram os peixes no
lago.”
-----------------------------------------------------------------------
6. Retire do texto:
a. Um adjetivo para o
menino d)
Três dígrafos -
b. Três encontros consonantais
- e) Três verbos -
c. Dois encontros vocálicos
-----------------------------------------------------------------------
7. Observe a frase: “ O peixe era muito
velho.” e responda qual
é:
a) o adjetivo b) o
verbo: c) o substantivo
-----------------------------------------------------------------------
8. Reescreva de novo a frase substituindo o
adjetivo por outro adjetivo equivalente.
-----------------------------------------------------------------------
9- Classifique as seguintes palavras:
a) Os:
b)peixe: c)
mordeu: d) novo
-----------------------------------------------------------------------
10. Escreve os antônimos das seguintes
palavras:
a) alegria
- b)
pegaram- c) velho
-----------------------------------------------------------------------
11. Classifique as seguintes palavras
quanto ao número de sílabas:
-----------------------------------------------------------------------
12. No dicionário procure o sinônimo da palavra bússola:
-----------------------------------------------------------------------
13. Imagine e escreva uma história de
pescaria. Dá asas à sua imaginação e não esqueça de dar um título.
1. "O velho disse
para o menino:.............................................
O menino respondeu: ............................................."
As duas frases acima, no texto, dão:
O menino respondeu: ............................................."
As duas frases acima, no texto, dão:
A. ? continuidade
ao diálogo.
B. ? fim
à pescaria.
C. ? início
de uma pescaria.
D. ? motivo
para briga.
2. O que quer dizer a
expressão "Conversa fiada", que dá nome a este texto?
A. ? Conversa
importante.
B. ? Conversa
informal, superficial.
C. ? Conversa
séria.
D. ? Conversa
rápida.
3. O texto trata:
A. ? de
como jogar conversa fora.
B. ? de
como pescar no lago.
C. ? do
início de uma amizade.
D. ? do
que fazer com os peixes pescados.
4. Quando o velho disse:
"Você não pode pescar esse peixe tão velho! Deixe que ele viva o pouco de
vida que lhe resta", ele estava:
A. ? comparando
o peixe a si próprio.
B. ? preocupado
com a preservação dos peixes.
C. ? proibindo
o menino de pescar.
D. ? protestando
contra a pescaria.
5. O menino e o velho
devolveram os peixes ao lago porque:
A. ? os
peixes não eram da espécie que eles queriam.
B. ? eles
estavam praticando pesca esportiva.
C. ? eles
reconheceram que cada peixe merecia viver mais.
D. ? os
peixes eram muito pequenos.
6. Na frase:
"Quando apareceram os respectivos peixes, porém, decepção: o peixe do
menino era muito velho e o peixe do velho era muito novo", qual a função
dos dois pontos?
A. ? Finalizar
a frase.
B. ? Introduzir
uma explicação.
C. ? Fazer
uma pausa na frase.
D. ? Destacar
uma expressão.