segunda-feira, 28 de julho de 2014

Conversa fiada

            Era uma vez um homem muito velho que, por não ter muito o que fazer, ficava pescando num lago.
            Era uma vez um menino muito novo que também não tinha muito o que fazer e ficava pescando no mesmo lago. Um dia, os dois se encontraram, lado a lado na pescaria, e no mesmo momento, exatamente no mesmo instante, sentiram aquela puxadinha que indica que o peixe mordeu a isca. O menino puxou com força e precisão. O velho usou mais precisão e menos força.
  Quando apareceram os respectivos peixes, a decepção: o peixe do menino era muito velho e o peixe do velho era muito novo! O velho disse para o menino: - Você não pode pescar esse peixe tão velho! Deixe que ele viva o pouco de vida que lhe resta. O menino respondeu:- E o que você vai fazer com este peixe tão novo? Ele é tão pequeno... deixe que ele viva mais um pouco!
             O velho e o menino olharam um para o outro e, sem perder tempo, jogaram os peixes no lago. Ficaram amigos e agora, quando não têm muito o que fazer, vão até o lago, cumprimentam os peixes e matam o tempo jogando conversa fora.

Compreensão do Texto
1.  Os personagens foram apresentados no primeiro parágrafo. O que eles tinham em comum? O que tinham de diferente?
-----------------------------------------------------------------------
2. Qual o motivo levou ambos a devolverem os peixes ao lago?
----------------------------------------------------------------------
3. Ao sentir o peixe morder a isca, o menino puxou com força e precisão e o velho usou mais precisão e menos força. Por quê?
-----------------------------------------------------------------------
4. Retire do texto a parte que indica a fala do menino:
-----------------------------------------------------------------------

5.  O que o menino e o velho fazem agora quando não têm muito o que fazer?
-----------------------------------------------------------------------
1.   Quantos parágrafos têm o texto?
-----------------------------------------------------------------------
2.   Observa a frase: “O peixe do menino era muito velho e o peixe do velho era muito novo!” Reescreve a frase, colocando-a no singular.
-----------------------------------------------------------------------
3. Invente uma frase  com cada palavra.
  a) velho (?)                  b) novo (!)                        c) peixe (.)
 -----------------------------------------------------------------------
4.  Classifique as seguintes palavras:
a) Os:         b)peixe:      c) mordeu:         d) novo
 -----------------------------------------------------------------------
5.  Reescreve a frase substituindo as palavras sublinhadas por um pronome pessoal:
  “O velho e o menino jogaram os peixes no lago.”
 -----------------------------------------------------------------------
6.  Retire do texto:
a.   Um adjetivo para o menino          d)   Três dígrafos -
b.  Três encontros consonantais -     e)   Três verbos -
c.  Dois encontros vocálicos
 -----------------------------------------------------------------------
7.  Observe a frase: “ O peixe era muito velho.” e responda qual é:          
a) o adjetivo       b) o verbo:         c) o substantivo
 -----------------------------------------------------------------------
8.  Reescreva de novo a frase substituindo o adjetivo por outro adjetivo equivalente.
-----------------------------------------------------------------------
9-   Classifique as seguintes palavras:
a) Os:         b)peixe:      c) mordeu:         d) novo
-----------------------------------------------------------------------
10.   Escreve os antônimos das seguintes palavras:
      a) alegria -          b) pegaram-         c) velho
 -----------------------------------------------------------------------
11.   Classifique as seguintes palavras quanto ao número de sílabas:
 -----------------------------------------------------------------------
12.   No dicionário procure o sinônimo da palavra bússola:
 -----------------------------------------------------------------------
13.   Imagine e escreva uma história de pescaria. Dá asas à sua imaginação e não  esqueça de dar um título.

1.    "O velho disse para o menino:.............................................
O menino respondeu: ............................................."

As duas frases acima, no texto, dão:
A.      ?    continuidade ao diálogo.
B.      ?    fim à pescaria.
C.     ?    início de uma pescaria.
D.     ?    motivo para briga.

2.    O que quer dizer a expressão "Conversa fiada", que dá nome a este texto?
A.      ?    Conversa importante.
B.      ?    Conversa informal, superficial.
C.     ?    Conversa séria.
D.     ?    Conversa rápida.

3.    O texto trata:
A.      ?    de como jogar conversa fora.
B.      ?    de como pescar no lago.
C.     ?    do início de uma amizade.
D.     ?    do que fazer com os peixes pescados.

4.    Quando o velho disse: "Você não pode pescar esse peixe tão velho! Deixe que ele viva o pouco de vida que lhe resta", ele estava:

A.      ?    comparando o peixe a si próprio.
B.      ?    preocupado com a preservação dos peixes.
C.     ?    proibindo o menino de pescar.
D.     ?    protestando contra a pescaria.

5.    O menino e o velho devolveram os peixes ao lago porque:

A.      ?    os peixes não eram da espécie que eles queriam.
B.      ?    eles estavam praticando pesca esportiva.
C.     ?    eles reconheceram que cada peixe merecia viver mais.
D.     ?    os peixes eram muito pequenos.

6.    Na frase: "Quando apareceram os respectivos peixes, porém, decepção: o peixe do menino era muito velho e o peixe do velho era muito novo", qual a função dos dois pontos?
A.      ?    Finalizar a frase.
B.      ?    Introduzir uma explicação.
C.     ?    Fazer uma pausa na frase.

D.     ?    Destacar uma expressão.