segunda-feira, 28 de julho de 2014

Cadeia alimentar

:                       Cadeia Alimentar


Na natureza tudo funciona perfeitamente. Os seres vivos conseguem o que precisam para viver, principalmente os alimentos, que são encontrados no ambiente em que vivem.
Os seres vivos precisam da água, do ar, do solo e das rochas. Os seres vivos também precisam uns dos outros para obter alimentos.
As plantas são capazes de produzir seus próprios alimentos, pela fotossíntese sem precisar consumir outras plantas e animais. Por isso dizemos que os vegetais são produtores.
Os animais, para alimentar-se e poder viver, precisam comer plantas ou outros animais. O homem e os outros animais são consumidores.
Alguns animais só comem plantas. Outros comem animais que se alimentam de plantas. Quando as plantas e animais morrem, seus restos se decompõem, isto é, apodrecem. Isso acontece por causa, principalmente, de alguns micróbios, seres vivos que se alimentam de seres que já morreram. Os seres vivos que decompõem os seres mortos são chamados de decompositores. Essa maneira de representar a relação alimentar existente entre os seres vivos, chama-se cadeia alimentar.
Observe alguns exemplos da cadeia alimentar.
 Milho  -   rato  -   cobra  -   gavião - (gavião morre \ se decompõe)
O milho é um vegetal, o rato se alimenta do milho, a cobra do rato, o gavião da cobra e depois o gavião morre, isto é,se decompõe.

Capim  -  coelho  -  onça
Capim é um vegetal. O coelho se alimenta do capim, a onça do coelho. A onça morre e se decompõe.
Em qualquer ambiente existe um equilíbrio entre os seres vivos e os elementos do ambiente. Quando o homem interfere no ambiente, pode quebrar os elos das cadeias alimentares, causando assim, um desequilíbrio no ambiente. Esse desequilíbrio é chamado de desequilíbrio ecológico e sérios problemas para o ambiente e para si mesmo.

É preciso que as pessoas entendam a natureza e saibam viver com ela, sem destruí-la.